Notícias

20/04/2017

A adoção da criptografia nas estratégias de segurança

A criptografia compreende a conversão de uma informação de um formato legível para um formato ilegível (encriptação). Suas características tornaram a ferramenta um item fundamental para compor a estratégia de segurança das organizações e abranger a transferência de dados e arquivos entre redes e sistemas diferentes.

A crescente demanda de violações e ataques cibernéticos fizeram a urgência das empresas em aprimorar sua postura de segurança aumentar significativamente. Neste cenário, a adoção da criptografia pode preservar os dados em caso de roubo de dispositivos de armazenamento, mas também pode proteger as informações que trafegam em processos de transferências e armazenamento em redes e sistemas diferentes.

Ainda que não exista uma única tecnologia de criptografia, é possível classificar os principais motivos pelos quais as empresas adotam a ferramenta na estratégia de segurança:

  • Proteção de arquivos: Os dados corporativos são frequentemente alvos de ataques de hackers e cibercriminosos que objetivam ter acesso a informações confidenciais; 
  • Falhas internas: Os colaboradores das organizações têm acesso a informações específicas de acordo com os cargos em que ocupam. Muitas vezes o acesso privilegiado influencia na exposição de dados sigilosos;
  • Normas de Regulamentação: A conformidade com regulamentações e requisitos internos de privacidade ou segurança de dados é necessária para garantir os padrões de segurança necessários à proteção da organização;
  • Transferência de dados: O processo de migração de arquivos armazenados em dispositivos e/ou baseados na nuvem exige uma adaptação para proteger os dados que podem estar vulneráveis.

Assim, desenvolver uma criptografia abrangente e gerenciável é um caminho que deve ser adotado pelos líderes de TI para compor uma estratégia de segurança robusta e integral.

Quer receber um material exclusivo sobre essa estratégia de segurança? Acesse

Comentário sobre essa notícia