Notícias

15/12/2020

Entenda o que está por trás dos ataques de ransomware durante a pandemia e conheça soluções de proteção contra essa ameaça silenciosa

Ataques cibernéticos não são, necessariamente, novidade. Várias personalidades já tiveram suas vidas expostas após terem sido hackeadas, assim como também instituições tiveram seus dados vazados, porém a situação pode ser ainda mais grave em alguns casos.

Recentemente uma notícia preocupou a população brasileira, segundo nota oficial do Hospital Albert Einstein, houve o vazamento de dados de aproximadamente 16 milhões de pessoas, dentre elas, autoridades que tiveram seus prontuários médicos expostos na internet.

Nesse material, abordaremos, justamente, sobre vazamento de dados, ameaças e ataques de ransomware, assim como soluções de proteção contra esse malware. Boa leitura!

 

O que são ransomwares e o crescimento de ataques desse tipo em 2020

As ameaças de ransomware estão por toda parte e podem chegar por qualquer meio, visíveis ou não. Um código de um link, uma propaganda ou um link de redirecionamento. O risco existe e é iminente. E o que esses ataques visam? Recompensa.

Ransomware é um malware que acessa e criptografa seus arquivos ou sistemas e, como em um sequestro, exige um pagamento em troca da liberação. O pagamento geralmente é solicitado em criptomoedas ou bitcoins, mas essas são apenas algumas opções.

Só no Brasil, de janeiro a setembro de 2020, foram detectadas 3,4 bilhões de tentativas de ciberataques. Mais especificamente os ataques ao segmento de saúde, que tiveram um crescimento de 40% desde o início da pandemia.

 

Como os hackers aproveitaram o momento de pandemia para praticar os ciberataques?

Segundo pesquisas, o ransomware já era uma ameaça prevista desde o início de 2020. Com a chegada da pandemia da Covid-19, muitas empresas tiveram que descentralizar suas operações por conta da quarentena e eis que foi gerada a oportunidade para cibercriminosos explorarem este cenário.

Geralmente, hackers atacam através de phishings, ou seja, e-mails e links maliciosos que se tornam portas de entrada para ataques de ransomware. Parques tecnológicos desatualizados e desprotegidos são as principais causas desses ataques.

Equipes em home office representam uma ameaça para muitas organizações, pois se um ransomware atinge uma rede compartilhada, as informações das máquinas de todos os colaboradores que acessarem aquela rede podem sofrer um ataque e estar nas mãos de cibercriminosos.

 

Prejuízos para as empresas

Seria possível listar diversos prejuízos para as empresas vítimas de ataques de ransomware. Eles vão desde uma perda definitiva de um arquivo, financeiros ou até mesmo, como foi noticiado há um tempo, o óbito de uma paciente de um hospital na Alemanha por conta de um ataque de ransomware que paralisou o sistema da instituição.

 

Formas de prevenção

Muitas pessoas já desenvolveram seu sentido de consciência para ameaças na internet a respeito de não clicar em links, pop-ups e outras armadilhas virtuais. Mas, mesmo elas, estão sujeitas a serem vítimas de ataques e ameaças de ransomware. Todo o cuidado é pouco.

A EsyWorld possui soluções de cibersegurança e gerenciamento que oferece proteção a sistemas críticos e outras várias ameaças, incluindo o ransomware. Entre em contato com nossos especialistas e saiba como adicionar diversas camadas de proteção para sua empresa.

Comentário sobre essa notícia