Notícias

05/02/2020

Cibersegurança industrial: como se preparar para as novas tecnologias

A cibersegurança na indústria 4.0 é um investimento necessário e exige soluções que atendam as mais diversas demandas, acompanhando a rapidez das inovações, com proteção sobreposta contra as atuais e novas ameaças. 

 

Em plena era da Transformação Digital, com avançados sistemas de Inteligência Artificial, relacionados aos da Indústria 4.0, vulnerabilidades que exponham essas empresas a malwares e worms podem representar, além de prejuízos à produção, danos ambientais, entre outros problemas.

 

A indústria e sua relação com os ciberataques

 

Segundo o relatório Solution Overview 2019, da Kaspersky Industrial CyberSecurity (ICS), três em cada quatro indústrias dizem acreditar que experimentarão pelo menos um ataque cibernético do ICS este ano.

 

A interrupção foi classificada como a principal preocupação de risco global nos últimos seis anos e 40% das empresas que operam sistemas de infraestrutura industrial relataram que a interrupção das operações seria a consequência mais crítica, após sofrer um ataque cibernético.

 

Além disso, a segurança industrial implica na reputação da empresa e em fatores comerciais, ecológicos, sociais e macroeconômicos. 

 

Portanto, conhecer as ameaças e precaver-se contra elas é a melhor maneira de detê-las. 

 

Principais vulnerabilidades e a cibersegurança na indústria 4.0 

 

A não interrupção das operações é, portanto, a prioridade máxima neste segmento. E é esta característica que diferencia a cibersegurança nas indústrias de outros domínios, o que torna o papel do fornecedor de soluções em segurança digital imprescindível.

 

Os malwares, códigos ou programas maliciosos que se infiltram em um sistema com o intuito de causar danos, alterações ou roubo de informações (comumente chamados de vírus, pois conseguem se espalhar, fazendo cópias de si mesmos), assim como os worms, que têm propriedades similares, são considerados os principais vilões desse setor.

 

Segundo dados do relatório da IBM Security e do Instituto Ponemon, uma violação de dados por meio de um ataque cibernético teve, em 2019, um custo médio de US$ 1,35 milhão para as empresas brasileiras, aumento de 18,93% em relação ao registrado em 2018.

 

Para ajudar o segmento e munir fornecedores destes produtos e serviços, a Kaspersky tem as soluções Industrial CyberSecurity ideais para a indústria 4.0, a fim de proteger todos os níveis de uma indústria, incluindo servidores SCADA, HMIs, estações de trabalho dos engenheiros, PLCs, conexões de rede e pessoais, sem qualquer impacto sobre a continuidade das operações e a regularidade dos processos industriais.

 

Saiba mais como ter a melhor escolha para agregar valor, qualidade e alta tecnologia a sua revenda.

 

Comentário sobre essa notícia