12/02/2021
Durante todo esse período que estamos de home office, profissionais de áreas diversas alegam estar trabalhando mais a distância. Essa sensação de maior produtividade não é coincidência. Uma pesquisa do LinkedIn em abril de 2020 comprova esse sentimento. Dos 2 mil profissionais que foram ouvidos e estão atuando neste regime, 68% disseram que têm trabalhado pelo menos 1 hora a mais por dia e 21% chegam a trabalhar 4 horas a mais.
Além do trabalho remoto, o Ensino a Distância (EaD), que já vinha sendo utilizado pelas instituições de ensino superior, começou a ser difundido na nossa educação básica para manter a continuidade das aulas neste período. O Mapa do Ensino Superior no Brasil 2020, divulgado no fim de maio pelo Semesp, já apontava um crescimento de matrículas de 16,9% nesta modalidade.
Seja para fazer uma videochamada ou assistir uma aula online, há um requisito básico para essas atividades serem possíveis. Se você chutou a conectividade, a resposta está correta. O nosso consumo de internet aumentou muito durante esta pandemia, impulsionado pelo fato de estarmos estudando ou trabalhando em nossas casas.
Considerando que muitas pessoas estão passando mais tempo na internet e utilizando dispositivos para trabalhar e estudar em suas casas, os cibercriminosos estão direcionando o seu foco para esses equipamentos. O Boletim de Segurança da Kaspersky 2020, mostra que houve aproximadamente 360 mil novos arquivos maliciosos ao longo de 2020, aumento de 5,2% em relação a 2019.
Boa parte desses ataques foi motivado por trojans (para roubo de dados e espionagem) e backdoors (permite o controle remoto do dispositivo infectado). Ambas ameaças tiveram um aumento de 40,5% e 23%, respectivamente. Confira outras estatísticas do relatório:
Pode ser repetitivo o que vamos falar, mas os ataques costumam ser bem-sucedidos, porque permanecemos cometendo os mesmos erros de sempre. Segundo especialistas, saiba o que não fazer para não ser mais uma vítima:
Neste momento que seus colaboradores e alunos estão mais conectados em casa, a EsyWorld fornece soluções eficientes para o sistema e os seus dispositivos, informando quais sites não devem ser abertos e os protegendo dos ataques cibernéticos.