Notícias

31/05/2017

Como a Indústria 4.0 pode impactar o seu negócio

Atualmente, a tecnologia está cada vez mais presente no nosso cotidiano e nas conexões que desenvolvemos entre si. Desta relação, surgem ideias que se expandem para o universo corporativo, dando espaço para oportunidades que prometem aperfeiçoar a eficiência e a qualidade dos produtos e serviços oferecidos, caso os campos de automação, controle e tecnologia da informação sejam integrados a sistemas de Internet das Coisas.

Este pensamento dá lugar a um novo período de grandes revoluções industriais, conhecido como Indústria 4.0 e caracterizado por novos modelos processuais e estruturais, a partir da modernização das fábricas para sistemas inteligentes, com máquinas, processos e ativos conectados, que permitam controlar os estoques, agendar manutenções, prever falhas e analisar as capacidades de produção em grande escala. 

Mesmo que esteja na mira de executivos e líderes de TI no mundo todo, esta metodologia ainda é pouco empregada nas organizações por conta de processos que precisam ser readaptados e atualizados instantaneamente – tendo em vista conceitos que precisam compor as fábricas inteligentes: 

- Processamento em tempo real: Automatização dos dados fabris, de forma que seja possível analisar as informações como demanda, oferta e estoque de maneira instantânea, permitindo decisões imediatas. 
- Virtualização: Transferência de informações em tempo real para ambientes virtuais, estabelecendo uma cópia virtual que possa ser acessada e monitorada remotamente, em casos de situações de emergência. 
- Controle remoto: A tomada de decisões pode ser feita remotamente, com base nas informações disponíveis em um sistema virtual. Além dos dados disponíveis, será possível comandar o ciclo de trabalho das máquinas e a quantidade produzida. 
- Orientação a Serviços: Uso de arquiteturas de software orientadas ao tipo de serviço oferecido, que integrada ao conceito de Internet das Coisas, irá prover as informações necessárias à operação fabril.  
- Flexibilidade: Definição da quantidade de produção de acordo com a demanda, com base na análise instantânea dos dados, interligados entre os diferentes setores da cadeia produtiva.

Ao mesmo tempo em que a Indústria 4.0 é disruptiva no sentido de proporcionar uma visão integrada sobre os processos fabris, ela exige cuidados básicos integrados às políticas de segurança que envolvam todo o funcionamento da nova cadeia.  As empresas que adotam este novo modelo de produção devem se cercar de técnicas baseadas em criptografia, adotar firewalls e proxys – conhecidos como camadas de proteção e fundamentais para a proteção dos dados armazenados em nuvem –, além de atuar fortemente no monitoramento e isolamento das redes industriais que componham a infraestrutura fabril. 

Neste sentido, a Indústria 4.0 se consolida como uma oportunidade chave para as empresas de vários segmentos. Vantagens como a expansão da capacidade de produção e aumento da escala em estoque agregam vantagens competitivas há tempos buscadas pelas equipes de produção. Um benefício que só os avanços tecnológicos combinados com os processos em andamento traz. 

 

 

Comentário sobre essa notícia