Notícias

14/09/2017

Conheça as cinco principais tendências de segurança

As organizações precisam dispor de alternativas de proteção em um cenário multifacetado e conectado. À medida que as demandas de segurança se tornaram mais amplas e complexas, o mercado de tecnologia evoluiu oferecendo soluções flexíveis, rápidas, seguras e de fácil implantação, com o objetivo de aperfeiçoar a experiência do usuário.

De fato, há diferentes necessidades que variam de empresa e usuário, mas algumas tendências seguem um caminho natural, norteados pelas facilidades e possibilidades que representam.

Confira cinco tendências apontadas pelo Gartner nesse cenário de incertezas.

  • As habilidades e a área de cibersegurança continuarão em mudança

A carência de mão de obra na área de cibersegurança garante aos profissionais que se especializam nesse segmento um amplo horizonte de oportunidades e emprego 100% garantido. Ainda assim, neste cenário, o mercado exigirá novos tipos de competências em ciências de dados e analytics, abrangendo os desafios propostos pelas áreas de classe e governança de dados.

Além disso, o aumento geral da informação demandará inteligência artificial em segurança. Logo, habilidades em tecnologias adaptativas serão fundamentais para a próxima fase da cibersegurança.

  • A segurança na nuvem será prioridade

À medida que os serviços de cloud alcançam maturidade nas empresas, esse ambiente se torna um alvo de ataques, apresentando problemas de segurança.

Isso porque o aumento da procura das empresas por serviços baseados na nuvem influencia para que a tecnologia fique mais instável, insegura e sujeita a um problema comum aos outros ambientes.

Neste cenário, os especialistas terão que decidir diretrizes básicas de segurança para uso de nuvem pública e privada, além de adotar uma estratégia eficaz de prevenção aos riscos.

  • Mudança no foco de proteção e prevenção

Com base no aumento das ameaças, a recomendação será direcionar parte do investimento feito em prevenção para detecção e resposta. Isso para que a estratégia de segurança esteja pronta para não só impedir as ameaças, mas também para enfrentá-las. Essa orientação é um dos maiores desafios da cibersegurança hoje, mas a expectativa é que, futuramente, o foco seja prever o que pode vir antes que alguma coisa aconteça.

 

  • Importância do centro de operações

Apesar de não ser muito utilizado pelas empresas atualmente, determinar as operações de desenvolvimento focadas na segurança possibilita a análise do valor das ações e a combinação do desenvolvimento com a operação, abrindo um novo caminho de atuação para a segurança do negócio. Além disso, é recomendável que o DevOps se torne DevSecOps, agregando segurança para as equipes operacionais.

  • Os ecossistemas digitais vão orientar a segurança

Segurança, confiabilidade e privacidade também fazem parte da cibersegurança. Ao passo que esses sistemas comecem a impactar física e/ou diretamente um ambiente, a organização se torna responsável pela segurança das pessoas e dos ambientes, como fator fundamental para o funcionamento de ambientes de operações, produção e/ou para qualquer empresa com foco em ativos.

Outra tendência aponta que o Ransomware continuará sendo o principal vetor de ataques, com atualizações técnicas que permitirão ao malware driblar as estratégias de segurança atuais. Clique aqui e saiba como se proteger desta ameaça.


Comentário sobre essa notícia