Notícias

19/02/2020

Conheça o KICS - Kaspersky Industrial CyberSecurity

A indústria brasileira representa 21,2% do Produto Interno Bruto (PIB) do país, de acordo com a Confederação Nacional da Indústria (CNI) em levantamento realizado em 2019. Os cibercriminosos enxergam o setor como oportuno para promover ataques virtuais, uma realidade que merece atenção das organizações.

 

Diversas pesquisas da Kaspersky apontam que as indústrias estão mais expostas em circunstâncias de vulnerabilidade nos últimos anos. De acordo com a Kaspersky, 38% dos desktops do mundo foram atacados por ameaças virtuais no segundo semestre de 2017.

 

Neste sentido, a cibersegurança, nas palavras de Barton Jokinen, líder de Segurança da Informação e Conformidade para as Américas da Kaspersky Lab, pode ser resumida como "a prática de defender sistemas e dados contra ataques maliciosos, o que inclui segurança física e treinamento de conscientização”.

 

Entenda o que é e a importância do KICS para sua indústria

 

Para reduzir a incidência de ameaças, a fabricante russa desenvolveu o Kaspersky Industrial CyberSecurity (KICS), a fim de garantir mais segurança por meio de um portfólio vasto de tecnologias e serviços para proteção em todos os níveis, sem comprometer a continuidade e regularidade dos processos industriais. 

 

A solução abrange conexões de rede e pessoal, estações de trabalho dos engenheiros, HMIs, PLCs e servidores SCADA, haja vista que a segurança tradicional não é mais suficiente para prevenir ataques de spear phishing e malwares, por exemplo.

 

O ataque de engenharia social atingiu aproximadamente 800 desktops de 400 indústrias do segmento de construção e logística, energética, metalurgia, petróleo e gás, no segundo semestre de 2017, após os invasores disfarçarem os e-mails em mensagens legítimas relacionadas à compra e contabilidade. De acordo com outra pesquisa, intitulada “Estado da Cibersegurança Industrial em 2017”, 56% dos entrevistados consideram o malware convencional como o mais preocupante dentro das empresas.

 

A solução Kaspersky Industrial CyberSecurity (KICS) rendeu à empresa a premiação do principal avanço científico e tecnológico na 3ª Conferência Global da Internet em 2016, na China. Além da qualidade garantida, o produto demonstra ser rentável. Um estudo da TEI da Forrester, conduzido em nome da Kaspersky, aponta um Retorno sobre Investimento (ROI) de 368% para empresas que usufruem do KICS.

 

Investir em treinamento e conscientização dos colaboradores é fundamental 

 

A solução oferece um caminho lógico e incremental para a cibersegurança industrial holística, das pessoas aos processos e tecnologias. Por meio dela, os pontos vulneráveis são mapeados para identificar possíveis ameaças virtuais e físicas, sem interromper a linha de produção.

 

Os engenheiros, em unidade, com a sua equipe definem um conjunto de ferramentas (por exemplo, Kaspersky Private Security Network, Threat Management e Kaspersky Endpoint Detection and Response) para diminuir a probabilidade de ataques na indústria, por meio de um atendimento personalizado de acordo com a necessidade de cada setor: petróleo e gás, redes de energia, manufatura, entre outros.

Os cibercriminosos enxergam os colaboradores das empresas como porta de entrada devido à falta de conhecimento, sendo o elo mais fraco de toda a cadeia. Portanto, realizar iniciativas de conscientização sobre segurança e simulações reais é outro ponto que ajuda na avaliação de habilidades. 

A EsyWorld é distribuidora oficial da Kaspersky no Brasil, fornecendo, inclusive, treinamentos aos parceiros para melhorarem o seu desempenho. A Esy é o Centro de Treinamento Oficial da Kaspersky no Brasil. Está interessado em proteger sua indústria? Entre em contato conosco para saber mais.

 

Comentário sobre essa notícia