Notícias

21/07/2020

Golpes virtuais: os desafios das empresas diante da Covid-19

Além da proliferação do vírus da Covid-19, outra disseminação está em andamento. Os cibercriminosos estão se aproveitando da pandemia e da falta de informações das pessoas para aplicar golpes virtuais.

Se a transferência de arquivos e dados acontecia com frequência, após o home office o envio e recebimento se tornaram mais frequentes, principalmente por mensagens em aplicativos. Atualmente, a troca de informações requer o cuidado e a atenção redobrados por parte das empresas quanto à segurança de dados.

Durante esse período de distanciamento social, o grande desafio das empresas é encontrar estratégias que permitam aos funcionários utilizar os seus próprios dispositivos, sem comprometer a segurança da rede.

Sem contar que a utilização de aparelhos próprios no ambiente de trabalho aumenta consideravelmente as possibilidades de perda de dados, haja vista que o trabalho remoto acabou dificultando ainda mais esse controle.

 

Cibercriminosos aplicam golpes virtuais via WhatsApp

Entre as atividades maliciosas mais praticadas pelos cibercriminosos para aplicar golpes virtuais, especialistas ouvidos pelo The New York Times indicaram quatro meios mais usados, entre eles as mensagens de texto, com objetivo de roubar informações pessoais.

Uma pesquisa da Kaspersky aponta que os ataques de phishing contra dispositivos móveis aumentou 124% somente entre fevereiro e março de 2020, principalmente por mensagens maliciosas via WhatsApp.

Os cibercriminosos simulam mensagens de organizações de saúde e governamentais, utilizando como isca conteúdos indicativos de que a pessoa pode estar infectada ou oferecendo agendamento online para vacinação contra o vírus da Covid-19, mesmo sem existir vacina contra a doença.

A prática não se restringe somente às organizações públicas, pois os nomes das empresas privadas estão sendo usados para disseminar mensagens oferecendo serviços de streaming grátis durante a pandemia.

 

Conheça o Barracuda Spam Firewall distribuído pela EsyWorld

As situações mencionadas acima são apenas dois meios que os cibercriminosos usam para aplicar golpes virtuais, mas há outros. Se você quer proteger os seus colaboradores neste período de home office, conheça o Barracuda Spam Firewall. Trata-se de uma solução distribuída pela EsyWorld que integra hardware e software. Esse produto foi desenvolvido para proteger os servidores de e-mail contra spam, vírus, spoofing, phishing e de ataques de spyware. 

A solução conta com 12 camadas líderes de mercado para proteção de qualquer tipo de servidor de e-mail em ambientes diversos, atendendo tanto a empresas de grande quanto a de pequeno porte.

Entre em contato conosco para saber mais detalhes do produto. Os consultores da EsyWorld estão prontos em te ajudar!

Comentário sobre essa notícia