12/11/2019
O Data Loss Prevention (DLP) é um software capaz de fornecer proteção aos dados corporativos das empresas. Esse tipo de sistema é necessário para evitar o vazamento de informações confidenciais por usuários não autorizados.
Conhecidos como crackers, esses indivíduos agem ilegalmente e invadem sistemas de segurança da informação, tornando-se uma ameaça constante aos gestores das organizações.
No entanto, a violação de dados também pode acontecer por falhas no sistema, descuido humano e/ou ações mal intencionadas por parte dos colaboradores. Daí a importância de instalar o DLP e investir em treinamentos para conscientizar sobre as possíveis consequências geradas por um vazamento.
Com o suporte do Data Loss Prevention, as organizações conseguem bloquear o vazamento de dados, pois o software oferece uma série de vantagens, por exemplo:
Para conseguirmos entender as consequências que uma violação de dados pode acarretar para a imagem da empresa, seja em órgãos públicos, imprensa ou sociedade em geral, é possível analisar o episódio do Facebook e a Cambridge Analytica que veio à tona em 2018, depois que 50 milhões de usuários tiveram os dados usados para fins políticos na campanha eleitoral de Donald Trump, em 2016.
As informações foram obtidas por meio de um aplicativo de teste psicológico. Na época, o CEO Mark Zuckerberg foi intimado a prestar depoimento no Comitê Legislativo Britânico. Além disso, a empresa perdeu aproximadamente R$ 115,5 bilhões na bolsa de valores de tecnologia dos Estados Unidos (EUA).
O Data Loss Prevention consegue classificar as informações confidenciais de uma maneira mais segura, impedindo que usuários finais acessem e compartilhem dados que coloquem a organização em risco.
Esse sistema funciona para monitorar o controle de atividades de dispositivos móveis, fluxo de entrada e saída de dados da rede corporativa, assim como atua na proteção dos dados quando são transferidos. Esse tipo de software é dividido em três soluções:
Network DLP: Monitora, rastreia e gera relatórios sobre todos os dados em trânsito na rede, tais como os que estão sendo usados, quem está acessando e para onde estão indo. Ele é integrado aos pontos de saída de dados da rede corporativa e é o tipo ideal para varrer os conteúdos que passam pelas portas e protocolos da empresa.
Storage DLP: Permite a visualização de arquivos confidenciais armazenados e compartilhados com quem tem acesso à rede corporativa. Isso permite identificar os possíveis pontos sensíveis e prevenir o vazamento de informações, sendo uma boa forma de controle para aqueles dados armazenados em nuvem.
Endpoint DLP: É a solução ideal para monitorar os dispositivos removíveis, como pen drives e HDs externos. São instalados em todas as estações de trabalho e dispositivos usados pelos funcionários para monitorar e impedir que dados sensíveis sejam vazados de forma acidental ou intencional.
O vazamento de dados virou assunto recorrente na mídia, depois que diversas organizações foram alvo de ataques cibernéticos encabeçadas pelos crackers por causa de brechas encontradas no sistema e/ou descuido humano.
A falta de segurança, privacidade, coleta, uso e compartilhamento inadequado de informações confidenciais cresceu substancialmente na internet, após a monopolização das empresas sobre os dados pessoais e/ou financeiros.
Atualmente, as empresas trabalham com um volume alto de informações, razão pela qual investir em segurança é primordial, visto que um vazamento pode acarretar em processos e investigações judiciais, perda de credibilidade e confiabilidade da opinião pública, fora os prejuízos financeiros.
Com o Data Loss Prevention, as organizações conseguem ter mais segurança para trabalhar, por isso ter uma assessoria especializada para esse tipo de negócio é fundamental.
Distribuída pela EsyWorld, a Safetica oferece soluções de prevenção de perda de dados por meio do seu sistema exclusivo de Data Loss Prevention, fácil de usar e viável para pequenas e médias empresas.
Fundada em 2007, a empresa está presente em mais de 110 países e conta com mais de 180 mil dispositivos protegidos. Seu time profissional é composto por mais de 70 especialistas, prontos para atender e encontrar a melhor solução para o seu negócio.