Notícias

16/07/2019

Confira as principais tendências de cibersegurança para 2019

Cibersegurança é um tema que a cada ano tem ganhado destaque. Para discutir sobre o assunto, convidamos dois especialistas da EsyWorld para compartilhar suas reflexões sobre as principais tendências de segurança contra ataques cibernéticos que merecem atenção nos próximos anos. Confira!

 

Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD)

Apesar da LGPD entrar em vigor apenas em 2020, podemos considerar essa como a principal tendência do momento devido a necessidade das empresas estarem de acordo com as regras e normas estabelecidas com relação ao armazenamento de dados pessoais de seus clientes.

Para se adequar a uma lei, é importante entender os processos que são necessários seguir para uma empresa estar aderente. A relevância das tecnologias que estão no mercado para auxiliar nesta adaptação também têm ganhado destaque.

De acordo com Tiago Capoano, Gerente de Serviços da EsyWorld, “as principais tecnologias que vêm para auxiliar a LGPD são a criptografia de dados, a proteção contra vazamentos e os backups, que são soluções que agregam nesse tema. A proteção de e-mails também deve ter uma elevada atenção, pois 80% dos ataques cibernéticos acontecem via e-mail”.

 

Indústria 4.0

Faz alguns anos que a indústria 4.0 tem sido ponto de atenção quando o tema é segurança da informação devido a função de trazer conectividades entre dispositivos IoT. O que precisa ser considerado nesse contexto é que muitas vezes os sistemas utilizados pelas empresas para o gerenciamento de tais dispositivos não são atualizados, tornando-os suscetíveis a ataques.

Para atender essas demandas, as empresas que fabricam soluções para segurança da informação já estão criando produtos e serviços para o segmento de industrial cybersecurity.

 

Migração de arquivos para o ambiente nuvem

Essa tendência de cibersegurança vem evoluindo ao longo dos anos de forma mais assertiva. É fato que as empresas estão migrando para a nuvem, apesar de algumas indústrias ainda estarem resistentes a esse novo modelo.

Quanto mais pessoas e empresas utilizam os serviços cloud, mais informações estão sendo armazenadas nesse ambiente, o que demanda a priorização da segurança e proteção de tais dados.

“Quando acontece a migração para a nuvem, é comum as empresas buscarem informações sobre processamento, conectividade, capacidade de storage, elasticidade da nuvem, entre outros. Porém, existe um outro fator significativo que é a segurança de todos os dados que serão guardados”, afirma Júlio Divietro, Gerente de Produtos da EsyWorld.

 

Campanha de ataque simulados (Security Awareness)

Diversas organizações estão perdendo dinheiro ao serem atacadas a partir do phishing. Tais ataques se consistem em se ter uma chamada atrativa que leva para URLs falsas e, ao usuário clicar nos links, arquivos maliciosos são instalados no dispositivo.

Segundo uma pesquisa da Kaspersky LAB, houve um crescimento de 60% com relação aos cyber crimes que acontecem por erro humano, o que demonstra que pessoas se tornaram o elo mais fraco quando o tema é relacionado à segurança da informação.

“A principal recomendação para combater esse tipo de ataque é educar os colaboradores para não acessarem esse tipo de conteúdo. Hoje, os softwares buscam proteger os sistemas das possíveis vulnerabilidades, porém parte desses ataques encontram no usuário um ponto de partida”, complementa Divietro.

A EsyWorld possui um leque de soluções que auxiliam na proteção para segurança de proteção de dados e contra ataques cibernéticos. Entre em contato com nosso time e conheça nosso portfólio!

Comentário sobre essa notícia