Notícias

26/02/2020

Entenda como a Kaspersky auxilia empresas a terem proteção contra ataques cibernéticos no setor industrial

A proteção contra ataques cibernéticos minimiza o perigo real de danos aos processos industriais. Em média, uma grande empresa pode perder US$ 1,2 milhão se uma ameaça não for identificada em menos de uma semana.

A Kaspersky, em sua pesquisa global “Estado da Cibersegurança Industrial em 2017”, mostrou que 31% dos entrevistados alegaram que a cibersegurança era uma baixa prioridade para a alta administração. Também foi informado que metade das empresas teve entre 1 e 5 incidentes de segurança nos últimos 12 meses. Os dados justificam a necessidade do mercado de contar com um serviço capaz de fornecer mais segurança.  

Contudo, o cenário mudou é o que revela o relatório “Estado de Cibersegurança Industrial em 2019”, hoje, 69% das organizações consultadas afirmaram que a cibersegurança de TO/ICS está se tornando prioridade na indústria.   

O Kaspersky Industrial CyberSecurity (KICS) foi desenvolvido justamente para auxiliar as indústrias na proteção contra ataques cibernéticos, sem prejudicar a linha de produção. Há um portfólio de tecnologias e serviços projetados para proteger as camadas industriais e elementos da organização, incluindo servidores SCADA, IHMs, engenharia, estações de trabalho, CLPs e conexões de rede.

O objetivo deste artigo é mostrar aos gestores das empresas que investir em cibersegurança é fundamental. Portanto, vamos apresentar exemplos reais de duas empresas que tiveram êxito em seu negócio ao firmar parceria com a solução KICS.

 

Indústria petrolífera POCR adota KICS em sua infraestrutura 

A indústria química de óleo Pavlodar Oil Chemistry Refinery (POCR) é uma das três empresas de indústria petrolífera na República do Cazaquistão. Na época, a prioridade da indústria era produzir combustíveis para motores que atendessem normas de padrões de emissão, atualizasse a vida operacional da planta, introduzisse um prazo de dois anos para revisão geral e começasse a produzir combustível de aviação.

Um dos desafios era garantir segurança cibernética e melhorar a automação corporativa deste recurso. Como qualquer mudança, aumentar o nível de automação e a adoção de Tecnologia de Informação (TI) implica em crescimento de ataques cibernéticos.

De acordo com um relatório do laboratório ICS Cert, no segundo semestre de 2016, o Cazaquistão ficou em sétimo lugar no mundo em número de computadores atacados. Na primeira metade de 2017, 45,9% de todos os sistemas de automação industrial foram alvo de invasores.

Sendo assim, a POCR procurou assistência do KICS para garantir a proteção contra ataques cibernéticos, assim como o treinamento dos colaboradores para ter continuidade e estabilidade nos processos industriais.

A solução utiliza tecnologia avançada para combater ameaças, como malwares, lista branca, detecção de anomalias nas redes industriais e comunicações, além de controlar o dispositivo para que os clientes possam gerir conexões com dispositivos de armazenamento de dados e periféricos.

 

Glass Germany tem cada linha de produção protegida pelo KICS

A Glass Germany GmbH é uma indústria do setor automotivo, com sede na Alemanha, que desenvolve vidros para as principais marcas. A empresa faz os painéis de acordo com a especificidade de cada cliente, desde a adição de sensores de aquecimento/chuva nas vitrinas ou em torno deles com os selos.

Quando se trata de fabricação padronizada de grandes lotes, a estabilidade do processo é absolutamente crítica. Um atraso nas linhas de produção pode gerar cancelamentos, taxas e cobranças de multas contratuais caríssimas.

Para não correr tal risco, a empresa usa a plataforma Industry 4.0 Tomorrow e seus aplicativos para coletar dados instantâneos sobre a estabilidade do processo e desvio de valores das máquinas e ERP de diferentes fabricantes, a fim de facilitar a produção autônoma e transparente. 

A solução foi desenhada pelo parceiro da Kaspersky Lab, Tomorrow Labs, em colaboração com o Fraunhofer IPA. Em contrapartida, a quantidade alta de equipamentos de produção eleva substancialmente os pontos fracos dos ataques cibernéticos que podem causar danos financeiros e reputacionais. 

Os ataques são sofisticados a ponto de derrubar sistemas de produção inteiros ou causar reduções na qualidade do produto. Sendo assim, a Glass Germany GmbH escolheu em fazer seus equipamentos de produção com o KICS. Portanto, cada linha de produção individual é protegida, os níveis de rede são monitorados e as atividades varridas, alertando instantaneamente sobre anomalias de produção.

Quer fornecer proteção contra ataques cibernéticos na sua empresa? Entre em contato conosco. A EsyWorld é distribuidora oficial da Kaspersky no Brasil e nosso time técnico e comercial está pronto para te ajudar com a melhor solução.

Comentário sobre essa notícia