31/01/2019
Independentemente de seu porte, uma empresa precisa saber o que é Ransomware por um claro motivo: essa informação representa a proteção de seus dados críticos.
O Ransomware é um vírus conhecido como sequestrador de dados, que exige resgate por criptomoedas ou dinheiro e, por isso, causa temor no mundo corporativo, principalmente em marcas latino-americanas.
O Brasil está entre os quatro países mais atacados na América Latina. Essa lista é composta por Colômbia (30%), Peru (16%), México (14 %). Com 11%, ocupamos esse patamar por termos detecções compostas por diferentes famílias de Ransomware. São elas: Crysis (25%), TeslaCrypt (11%) e CryptoWall (10%).
Prevenir é sempre melhor que remediar. O ideal é adquirir boas práticas para a proteção de seus dados, entre elas o monitoramento constante e backup frequente das informações. É necessário estruturar estratégias simples, mas eficazes, a partir de um ecossistema de softwares assertivos.
Essas medidas evitam que sua empresa tenha prejuízos não só financeiros, mas que afetem a credibilidade da organização diante dos clientes.
Um ecossistema confiável contempla um plano de reestruturação rápida do ambiente operacional na eventualidade de algum ciberataque, backups periódicos e a detecção e contenção de arquivos maliciosos na rede.
A automatização de processos de cópias é a protagonista desse ecossistema. Já os antivírus cumprem a tarefa de bloquear o Ransomware e restaurar as informações atingidas. Implantar um firewall também é essencial.
É recomendado o uso de software original, sempre. O treinamento da equipe de colaboradores é outra medida de proteção, a fim de que todos tenham entendimento do perigo que os hackers podem oferecer.
A EsyWorld atua há 18 anos com pioneirismo em soluções para segurança e gerenciamento de risco em Tecnologia da Informação e possui ferramentas atuais e assertivas na luta contra o cibercrime. Consulte e analise as que melhor atendem a sua empresa.