21/06/2021
A adoção do home office, mesmo que híbrido, não impactou apenas na quantidade de colaboradores presentes nas empresas, mas obrigou que elas reforçassem a segurança de endpoint. Pensando que a concentração antes se restringia em um único espaço e que, devido ao novo momento, está distribuída em diversos pontos, isso envolve fornecer uma proteção maior aos dispositivos que estão conectados à rede da empresa.
Os antivírus, que protegem em parte uma empresa, não são mais capazes de suprir todas as necessidades e guardá-la contra ataques cibernéticos sofisticados, que estão ocorrendo via conexão doméstica. Por este motivo, em especial, eles precisam ser complementados com soluções mais modernas e que deem conta de proteger os aparelhos móveis utilizados no dia a dia de trabalho. As soluções de segurança de endpoint têm sido uma alternativa bastante eficaz neste quesito, cujo significado dessa palavra é “ponto de extremidade”.
Fornecer uma segurança de endpoint é o mesmo que proteger qualquer dispositivo (computadores, smartphones, tablets etc), também chamados de terminais, que estejam conectados em uma rede interna ou externa da empresa. Uma das aplicações desse software é inibir que os colaboradores utilizem os dispositivos pessoais para se conectar à rede corporativa, pois poderia deixá-la em uma situação vulnerável e comprometer toda uma infraestrutura de TI.
A segurança de endpoint é baseada em software desenvolvido em uma arquitetura de cliente-servidor, geralmente instalado em um computador central, responsável pelo gerenciamento de toda rede e pelos dispositivos conectados. Os próprios terminais da empresa só conseguem acessar a rede por meio desse software, que faz a autenticação do dispositivo com o servidor.
Contar com essa solução, dedicada para fazer o gerenciamento de endpoints, é ter a consciência de que os dispositivos móveis da empresa estarão protegidos contra ameaças cibernéticas, mesmo que eles estejam espalhados em diferentes locais. Cabe dizer que o home office deixa os profissionais mais suscetíveis a falhas, em decorrência do conforto e da desatenção que essa modalidade de trabalho proporciona.
Os especialistas da área de cibersegurança sabem o quanto é importante ter uma solução que não age somente de modo preventivo, mas antes de qualquer ataque cibernético ocorrer efetivamente. A proatividade dessa solução é um recurso tecnológico que está sendo demandado pelo mercado. Além de utilizarem o contexto para aplicar golpes virtuais, os cibercriminosos também usufruem das
tecnologias disponíveis para evoluir os seus ataques, com estratégias e mecanismos diferentes.
Não é impróprio dizer que os antivírus tradicionais não conseguem mais, por exemplo, proteger os terminais contra malwares com criptografia, porque este software nocivo encontrou novos meios de invadir os sistemas. Normalmente, toda solução, independentemente do segmento, só é criada com o surgimento de uma nova necessidade. As empresas de cibersegurança perceberam que deviam
acompanhar essas mudanças para suprir os novos desafios que eram demandados, criando assim a segurança de endpoint.
No artigo “Proteção avançada para endpoint”, informamos com mais detalhes o quanto essa solução é importante para proteger uma empresa contra ataques conhecidos ou desconhecidos. Apenas um adendo do que estamos falando: um antivírus tradicional só começaria a agir depois que o ataque estivesse em andamento, o inverso do gerenciamento de endpoints. Entre os principais benefícios que podemos mencionar está a sua fácil instalação, bloqueio de ações indesejadas e fácil integração com novas tecnologias.
Saiba como o BlackBerry UEM, distribuído pela EsyWorld, pode ajudar na segurança e gerenciamento de endpoint
Está evidente que a segurança e gerenciamento de endpoints servem para proteger os terminais da empresa de forma proativa, antes dos ataques realmente acontecerem. À medida que os dispositivos e os ataques virtuais foram evoluindo, o mercado de cibersegurança observou também que precisava atualizar as suas soluções.
A solução de BlackBerry UEM, distribuída pela EsyWorld, está um passo à frente, porque não protege somente os dispositivos móveis, sistemas operacionais, aplicativos e dados, mas também a Enterprise of Things, com gerenciamento unificado de terminais (UEM). Na prática, essa solução possibilita convergir todas as soluções e os terminais em um único console administrativo, além de ser compatível
com as principais plataformas operacionais.
Entre as soluções do BlackBerry Cylance que integram esse pacote de proteção de endpoints estão o CylancePROTECT, que utiliza inteligência artificial e machine learning para identificar malwares, antes mesmo de serem executados. Ele prevê ameaças avançadas que antivírus tradicionais não conseguem identificar e tratar. Sua eficiência se aproxima de 99,1%, bloqueando malwares de dia zero.
Já o CylanceOPTICS é a solução de detecção e resposta do endpoint que aumenta a capacidade de prevenção do CylancePROTECT. O produto simplifica aspectoschave de busca de ameaças e análise de ataques, sem precisar de conectividade com a nuvem. Com ele, é possível analisar e responder a todos os ataques detectados, determinando sua origem e possibilitando o trabalho para fechar lacunas na estrutura de segurança, além de eliminar vulnerabilidades.
Proteja-se contra malwares sofisticados e saiba como usufruir das soluções da BlackBerry Cylance com a consultoria certa. Os especialistas da EsyWorld são capacitados e treinados para proteger os seus endpoints. Entre em contato conosco e agende uma conversa.