Notícias

14/09/2017

Telefonia pela internet: descubra três razões para adotar essa tecnologia

Telefonia pela internet: descubra três razões para adotar essa tecnologia

Uso de telefones IP garante mais segurança e eficiência na infraestrutura do negócio

O uso de sistemas e softwares baseados na nuvem é uma solução cada vez mais utilizada nas empresas. Essa demanda se estendeu e incentivou a migração da telefonia para ambientes virtualizados, ou seja, a telefonia pela internet, conhecida como VoIP ou IP.

Isso porque esse modelo se destaca por uma série de vantagens, que influenciam em fatores como segurança e rentabilidade do negócio.

Para ajudá-lo a esclarecer a importância desta tendência, listamos abaixo três motivos para efetivar a migração da sua telefonia para a nuvem:

  • Flexibilidade: As chamadas podem ser feitas de diferentes modelos de telefones (consulte tabela abaixo) ou de qualquer dispositivo conectado à internet, conferindo mais mobilidade e fácil portabilidade de uso para o usuário;
  • Otimização do espaço de trabalho: Como qualquer outra solução baseada em nuvem, o objetivo é disponibilizar todos os recursos necessários via internet. Desta forma, a empresa não precisa dispor de uma infraestrutura local para o serviço, minimizando custos e ampliando o espaço local de trabalho;
  • Economia: As chamadas pela internet são mais baratas que os valores de ligações das operadoras tradicionais, influenciando na redução de gastos em telefonia.

Tais características influenciam em um sistema de telefonia robusto, seguro e de custo baixo, possibilitando também o direcionamento da verba para outras áreas e prioridades.

Para que a migração da telefonia para a nuvem aconteça de forma segura, é fundamental que a equipe de tecnologia faça um planejamento que contemple todas as áreas e infraestruturas existentes, visando abranger todas as áreas.

Tipos de telefones para o plano de telefonia pela internet:

Telefone analógico

Permite o uso dos aparelhos de telefone convencionais, mas é necessário conectá-los a um ATA (Adaptador de Telefone Analógico)

Telefone IP

Dispositivo criado especificamente para trabalhar com a telefonia em nuvem. Ele conecta-se diretamente ao seu aparelho de rede (modem, roteador ou switch) e pode funcionar como um telefone comum ou ainda com um headset.

Softphone

Um software que pode ser instalado em um computador, notebook, smartphone ou tablet.

 

Comentário sobre essa notícia