12/06/2020
Amigo leitor, se você já se fez as perguntas acima e chegou até aqui: meus parabéns, você já deu o primeiro passo para virar o jogo da crise.
Tivemos uma mudança quase da noite para o dia onde empresas tradicionais perderam o eixo de seus negócios e milhares de pessoas perderam sua renda mensal. A causa disso não foi a Covid-19 ou negligência do estado, estamos vivendo um evento de proporções mundiais que afeta pessoas e mercados de forma devastadora, porém alguns têm se saído bem em buscar novos meios de garantir o sustento e sobrevivência de seus negócios - mesmo durante períodos tão difíceis.
Segundo pesquisa realizada pela empresa Compre$Confie, o setor de e-commerce nacional teve um faturamento de R$ 9,4 bilhões somente no mês de abril, isto representa um crescimento de 98%, se comparado ao faturamento de igual período no ano de 2019.
O fechamento compulsório de cidades e estados por conta do distanciamento social fez com que o público consumidor tivesse como única opção, em diversas ocasiões, se aventurar nas compras online e experimentar este mundo fantástico de comodidade, rapidez e diversão.
Muitas empresas rapidamente se adaptaram e partiram em direção ao mundo digital, quem tinha um site pequeno redirecionou investimentos para torna-lo mais ágil, completo e seguro para atrair clientes e captar mais vendas, e por outro lado, muitas pessoas que perderam sua renda principal embarcaram de cabeça no comércio eletrônico, se aventurando em busca de alguma receita.
Não se iluda e não caia na cilada das ofertas de plataformas grátis ou com a facilidade que alguns sites têm demostrado na criação de sua loja virtual que se vendem como recursos grátis, você é o cliente deles e pode acabar gastando todo o seu dinheiro sem retorno.
Uma plataforma é uma estrutura de cadastro, precificação e exposição de itens. Se você não conhecer bem seus produtos, seu público e souber onde eles se unem, terá poucas chances de sucesso, mesmo tendo a melhor plataforma do mercado a disposição
Um e-commerce, ao contrário do que a maioria das pessoas imagina, não é um formato mais barato de loja física, na realidade os modelos são bem diferentes com características e custos específicos que se não forem levados em consideração podem gerar um grande prejuízo mesmo no curto prazo.
Não adianta criar uma loja extremamente eclética com diversas categorias desconexas e produtos que não tem correlação entre si e entre os seus públicos, é necessário que seu negócio seja pautado em um nicho de mercado, isso quer dizer que você precisa direcionar os seus produtos, comunicação e navegação para atender as necessidades de um determinado tipo de pessoa, o que facilitará na hora de se comunicar com seus leads
Depois de escolher bem e entender seu produto, público e plataforma, você vai precisar informá-los que você está pronto para atendê-los. Nessa hora você precisa ter uma linguagem especifica, que seja capaz de diferenciá-lo da concorrência, para isso você deve ser criativo e ter uma identidade de marca forte que represente tudo aquilo que deseja transmitir durante o fluxo de escolha, aquisição e eventualmente pós-venda.
Existe um processo implícito chamado de funil de vendas no comércio eletrônico, ele é divido basicamente em três partes: Inbound (fase inicial de contato com o possível cliente); conversão (fase onde cliente navega na loja e escolhe o produto) e, por último, pós-vendas (quando diz se recebeu o produto, se gostou e teve algum problema). Você precisa ter absoluto controle sobre cada uma destas etapas e criar indicadores para identificar e garantir que o cliente esteja confortável e bem atendido em cada uma delas.
é preciso entender que não existe caminho fácil, não é mesmo?,Porém, não devemos entender que seja impossível diversificar nossos negócios ou ter uma nova renda. Existem empresas que já pensaram em tudo e dedicaram um time inteiro para tornar o caminho acima mais fácil, este é o caso da EsyWord, que criou e investiu em uma plataforma completa de e-commerce para quem assim como você está buscando uma solução para sobreviver a este período e ter uma eterna fonte de renda extra.
O programa de afiliados da EsyWorld foi criado e pensado para dar todo o suporte necessário para revendas e prestadores de serviço credenciados, deixando para os lojistas apenas a divulgação da loja através de redes sociais, e-mail ou projetos B2B.
Com um simples cadastro, você submete a documentação de seu CNPJ para o time da Esy e já recebe um link para acessar a plataforma e configurar sua loja, depois é só divulgar para os seus contatos e vender, sem custo e sem burocracia, todo o resto fica por conta da Esy: cadastro, cobrança, faturamento e pós-vendas.
Na loja, estão disponíveis os melhores produtos da Kaspersky da linha Home e Pequenas Empresas e o lojista afiliado ganha 30% de comissão do que vender através de sua loja.
Preparei para vocês, 5 artigos. Enviaremos 1 por semana, onde abordo aspectos e técnicas de negócios digitais que vão te ajudar a se preparar e entender melhor tudo que envolve a criação, gestão e operação de um e-commerce. Fique ligado e não perca de vista as dicas que vou dar, com certeza você terá muito mais sucesso conosco.
Deivid Teixeira
Be SAFE, Stay HOME be EsyHome