24/09/2020
Sem dúvida nenhuma, todo mundo concorda que estamos vivendo tempos diferentes, para dizer o mínimo. De uma hora para outra precisamos nos adequar a uma nova realidade comercial que nos impõe novos desafios e descobertas.
O que muita gente demorou a ver - e mesmo após 6 meses de pandemia, muita gente ainda reluta, é que chegaram também muitas novas oportunidades nas relações à distância impostas pelo isolamento social.
Vender pela internet passou a ser vital para inúmeros negócios: da lojinha do bairro às grandes redes, de portas fechadas todo mundo precisou se munir de ferramentas para conseguir manter o fluxo de caixa rodando.
Foi nesse momento que muitas necessidades básicas de gestão e vendas vieram à tona: cadastro de clientes digitalizados e organizados, planejamento de comunicação, organização de ofertas, relações sólidas com parceiros e fornecedores. Tudo isso foi posto à prova.
Se você ainda não começou a vender pela internet porque não sabe nem por onde começar, aproveite que lançaremos uma série de conteúdos especiais para você ter sucesso nessa empreitada.
Vamos lá?
Pode parecer básico né? Mas muitas vezes o dia-a-dia nos atropela e não conseguimos tirar um tempo da semana para isso. Manter o cadastro de clientes atualizado é vital. Não adianta ter uma lista de 5 anos atrás que nunca foi ativado ou que alguém te deu… essa, definitivamente, não é a base dos seus clientes.
Vender é muito importante, mas se os potenciais clientes não souberem o que você vende, de que adianta?
Monte um plano de comunicação, defina os canais e as peças de comunicação para cada ação que quer desenvolver.
Mande mensagens para os clientes, mesmo que seja só para dizer “Oi”. É muito simpático e não parece que você está sempre apenas querendo vender.
Não confunda oferta com promoção!
Você pode ofertar frete grátis, produtos exclusivos, combos e boxes customizados e muito mais. Defina qual a sua oferta e como irá desenvolvê-la.
Pode ser necessário dividir sua lista por personas e aí você deverá criar ofertas para cada uma delas e planos de comunicação idem.
É vital conhecer o processo todo da produção do seu produto para conseguir vender e entregar com maior fluidez. Do pedido mínimo necessário à aprovação de crédito e logística de entrega, esteja atendo ao processo todo para que o produto chegue ao seu cliente de forma (mais que) satisfatória e possa encantá-lo. Sempre!
Não esqueça do pós-venda.
Um produto que cumpre o que promete é fundamental. Estar disposto a escutar e estimular o cliente a falar sobre o seu produto é a prova social que você precisa para realizar novas vendas e fidelizar mais clientes.
Não esqueça também de oferecer descontos, upgrades e ofertas exclusivas para quem já é cliente!
Manter um cliente é mais fácil do que conquistar novos!
Você pode começar por e-mail, pelo Whatsapp, pelos canais sociais ou já por um e-commerce. Mas será vital ter os 5 passos bem definidos para conseguir vender com eficiência.
No próximo artigo falaremos sobre as vendas nos canais sociais e como você pode vender mais utilizando as redes de forma inteligente.
Até lá!