16/03/2017
Como já falamos anteriormente, o Ransomware é uma modalidade de ataque que "sequestra" dados, tornando-os inacessíveis para a vítima (seja ela uma empresa ou uma pessoa física). No intuito de mostrar na prática as consequências dessa ameaça, listamos abaixo 3 casos bem famosos:
Esse hotel de luxo, na Áustria, sofreu três ataques de Ransomware, sendo o último, o mais emblemático. Realizada em janeiro de 2017, a ofensiva atingiu o sistema de fechaduras inteligentes, responsáveis por controlar as portas dos quartos aos hóspedes, bem como o acesso à parte administrativa do empreendimento. Para restaurar os dados, os cibercriminosos exigiram um pagamento de 1500 euros em Bitcoins (moeda virtual utilizada nesses casos por ser impossível de se rastrear). Segundo o hotel, as exigências dos hackers foram cumpridas, visando diminuir os prejuízos.
Outro caso famoso aconteceu na cidade de Kansas, nos EUA, em maio de 2016. O hospital percebeu o ataque de Ransomware quando um dos funcionários relatou não ter mais acesso a arquivos, como prontuários médicos e arquivos financeiros do hospital. Após o pagamento inicial ser realizado, apenas uma parte dos dados foram liberados, seguido de uma nova exigência dos hackers relacionada à liberação total dos acessos. O hospital garantiu que pagar novamente o resgate não condizia com a política da empresa e cancelou o pagamento. A quantia exigida pelos criminosos não foi divulgada pelo hospital e apesar de não ter perdido os dados, eles afirmaram estarem investindo em softwares para evitar problemas como esse no futuro.
Hackers invadiram mais de 2 mil computadores utilizados para operar o sistema de transporte público da cidade de São Francisco. Segundo o jornal local The Register, os criminosos exigiram um pagamento de 100 Bitcoins (cerca de 250 mil reais). As autoridades locais decidiram liberar as catracas para não causar mais transtornos aos usuários, normalizando o sistema na manhã do dia seguinte. Nesse caso, não foi divulgado se o pagamento foi realizado ou se as autoridades utilizaram os backups para restaurarem os sistemas.
Para saber mais sobre ransomware, a EsyWorld conta com uma série de materiais gratuitos sobre os ataques de ransomware. Além de webinars períodicos, a empresa lançou um e-book prático, ideal para entender mais sobre o tema – mesmo que o leitor não tenha amplo conhecimento técnico em TI.