Notícias

13/03/2017

A importância da Criptografia para a segurança dos dados

A criptografia caracterizada como “escrita secreta” é utilizada com o intuito de garantir a segurança das informações em processos de transmissão, assegurando que não aconteçam interceptações externas. Assim, as informações são enviadas por meio de algoritmos, de modo que sejam inacessíveis e inelegíveis por quem tiver interesse em capturá-las.  

Este método de segurança pode estar contido em arquivos, servidores, máquinas ou em qualquer outro dispositivo que possa sofrer interceptação (celulares, tablets, pen drive). Além disso, também pode ter diversos níveis de acordo com a quantidade de bits contidos no padrão (baixa criptografia, alta criptografia), sendo que quanto mais forte for o padrão de criptografia utilizado, mais difícil será para infiltrar o sistema. 

A verificação das operações realizadas também faz parte do processo de adoção da criptografia, constantemente utilizada em empresas que objetivam garantir que os dados não sejam perdidos e/ou roubados por empresas concorrentes. Lembrando que quanto maior for o grau de sensibilidade das informações de uma determinada empresa, como no caso de instituições financeiras, mais importante é empregar a criptografia no processo de prevenção e gestão.

A criptografia pode ser classificada como simétrica ou assimétrica. No padrão simétrico, os dados são divididos em blocos e uma chave secreta é aplicada em cada um deles, alterando letras ou substituindo-as por números para criar o texto cifrado. Pelo fato de ter uma implementação rápida e fácil, ela é bastante utilizada em transações e compras online. Por outro lado, se a chave for interceptada por algum invasor, todas as mensagens poderão ser facilmente decifradas.

Já no caso da criptografia assimétrica, duas chaves são usadas: uma pública, que cifra os dados e uma privada, que os decifra. As informações são convertidas para números imensos e depois para um texto criptografado. Este tipo de criptografia é muito mais seguro, mas também é mais lento e necessita de mais poder de processamento.

Há ferramentas que facilitam o gerenciamento de criptografias, sendo a Kaspersky um exemplo de solução que protege dados em geral e também possibilita o gerenciamento da criptografia, tornando os dados mais protegidos e seguros.

Comentário sobre essa notícia