05/11/2014
De acordo com estudo da Kaspersky Lab, o Brasil é país com maior número de ameaças entre usuários do sistema operacional Mac OS. Ao todo, foram registradas de janeiro à agosto de 2014 mais de 1,8 mil ameaças. Entre os tipos mais comuns à plataforma estão o Callme backdoor, que permite o acesso remoto ao sistema e, consequentemente o roubo da lista de contatos do usuário. O Ventir, espécie de espião, também aparece na lista das ameaças, sendo que este fornece funções de controle remoto sub-reptício e pode logar teclas pressionadas. Ainda de acordo com dados da Kaspersky, o ranking conta também com a presença do primeiro malware de roubo de Bitcoin para OS X.
O levantamento da fabricante russa registra mais de 66 mil ataques contra usuários americanos e alemães. Já nos países da América Latina, o Brasil e México estão entre os que enfrentam a maioria dos ataques, com mais de 8.500 detecções entre eles. Só no país foram registradas 1,8 mil ameaças. Um dado alarmante é o fato de que um usuário pode encontrar, em um dispositivo Mac OS X, um malware pelo menos 10 vezes em um único ano. Em agosto a probabilidade de ataque foi de 3%.
Ou seja, todo cuidado é pouco. Não acesse links sem ter certeza do conteúdo e da origem. Na dúvida, de acordo com os especialistas da EsyWorld, passe o mouse por cima do link e veja para onde será direcionado, caso acesse o endereço. Mantenha sempre o seu antivírus atualizado e siga as orientações passadas pelo fabricante.