Notícias

26/07/2021

Armazenar fotos e informações na Nuvem é realmente seguro?

 

Guardar uma foto no passado não tinha muito mistério ou dúvidas. Afinal, após a revelação do negativo em lojas especializadas, a pessoa recebia a imagem ou o álbum com a quantidade fixa de poses que cada filme disponibilizava e guardava o material em um local físico, seja sua casa ou no trabalho, sem nem imaginar a possibilidade de armazenagem na nuvem.

 

Mas, as mudanças chegaram com a digitalização das câmeras, que trouxeram, além de um significativo aumento na quantidade de fotos e a praticidade de excluí-las no mesmo instante caso não se tenha gostado, a nova maneira de “revelar” a imagem, novas maneiras de armazenamento. Ou seja, agora ficou ainda mais fácil guardar aquele momento especial para você, sua família ou amigos, sem a necessidade de pensar se faltará uma pose para registrar o próximo passeio de uma viagem, o momento aguardado de um aniversário ou, simplesmente, algo que você goste.

 

Essa inovação continua em franco crescimento e, atualmente, a armazenagem na nuvem já é utilizada para, além de compartilhar as fotos com mais facilidade por e-mail, mensagem ou rede, manter os arquivos em um local diferente do cartão de memória, disco rígido do computador ou aparelho móvel, servindo como um backup.


 

E quando falamos de celular, segundo pesquisa da Kaspersky, realizada em conjunto com a consultoria CORPA, 80% dos entrevistados já utilizaram o armazenamento de nuvem para fotos, vídeos, contatos e bate-papos para, em caso de roubo do aparelho ou de falhas, recuperá-los de maneira integral. 

 

Algo que contrasta com outra informação do estudo, o qual mostra que quase metade dos brasileiros (48%) não quer armazenar informação na nuvem por considerar perigoso e 16% não o faz por vergonha. Somente 36% afirmam que guardariam arquivos pessoais em servidores na nuvem, se necessário.

 

Será que é seguro? 10% já perderam arquivos

Destrinchando ainda mais a pesquisa da Kaspersky, entendemos que o uso, exceto para backup do celular, ainda está mais para o profissional. 58% dos entrevistados utilizaram para compartilhar arquivos de trabalho ou de estudos universitários. Enquanto isso, apenas 27% mantêm documentos relevantes ou confidenciais em armazenagem na nuvem.

 

Mas nem tudo é fácil, já que 10% dos entrevistados já perderam algum arquivo deixado na nuvem e 18% não sabem se aconteceu algo com o que está armazenado. Ou seja, olhando todos os números, entendemos que é necessário contar com a segurança, seja para informação pessoal ou privada.

 

Como proteger seus arquivos pessoais na nuvem

Ter a garantia de que os arquivos, em um mundo cada vez mais digital e vulnerável a ataques cibernéticos, estão protegidos é essencial para navegar e confiar cada vez mais no armazenamento na nuvem. Por isso, listamos alguns passos que, seguidos corretamente, ajudarão na proteção diária.

 

1- Verifique a segurança do provedor de nuvem

Contar com provedor que se preocupe com a segurança do usuário é fundamental. Busque sempre aquele que permita uma maior escolha de restrições para arquivos, autenticação de duplo fator, que gera alerta a cada login e garanta o suporte necessário em caso de dúvidas ou de algum problema.

 

2- Tenha uma senha forte

Muitos sites e provedores já obrigam o usuário a contar com uma senha forte, mas ainda não são todos. Então, mesmo sem essa obrigação, prefira combinações de letras, números e caracteres especiais, além de evitar o óbvio: não repetir senha.

 

3- Cuidado ao acessar redes de wi-fi pública

A rede pública, em algumas situações, pode ser uma mão na roda. Afinal, além de não gastar o seu plano de dados, ela pode ser a única opção em algumas localidades. Mas, caso seja possível utilizar outro tipo de conexão, evite esse tipo. Além disso, não compartilhe dados pessoais enquanto estiver conectado nela.

 

4- Utilize a criptografia

Antes de enviar o arquivo para o servidor, você mesmo pode dar um passo para uma melhor proteção ao criptografar esses dados. Assim, caso ocorra a invasão, você consegue evitar o acesso.

 

5- Utilize uma solução de cibersegurança

Essa daqui é conhecida por todos, desde os primórdios da internet. Mas, ainda, muitos ataques acontecem pela falta de segurança em cada dispositivo. Um dos aliados é o Total Security Kaspersky, que garante, em um único produto, proteção contra vírus, 


 

malwares e hackers. Além disso, com a prevenção contra invasões, você garante que suas informações estejam seguras contra ataques cibernéticos.

 

Como a EsyWorld pode auxiliar?

Com um portfólio completo, a EsyWorld, pioneira na distribuição de soluções de segurança e gerenciamento de risco em tecnologia da informação, conta com parceiros especializados, a fim de garantir a proteção de dados, sejam informações de rede particular ou corporativa, que utiliza diversas tecnologias para conectar os colaboradores e necessita de mais camadas de proteção às redes.

 

Cada sistema, com correto suporte contra os ataques cibernéticos, garante a tranquilidade para todos os usuários. Entre em contato com os especialistas da EsyWorld para saber como o Total Security Kaspersky pode te auxiliar e mantenha os seus dados seguros com a ajuda de uma empresa que tem mais de duas décadas de expertise neste mercado.

 

Comentário sobre essa notícia