29/01/2019
Em um mundo no qual todas as informações estão na rede mundial de computadores, sejam elas pessoais ou jurídicas estratégias de prevenção a ataques cibernéticos são fundamentais para diagnosticar possíveis fraquezas em seu sistema e fortalecê-las a tempo.
Além de necessárias, essas ações exigem atualizações constantes. No mundo das inovações tecnológicas, tudo muda em um piscar de olhos e os hackers acompanham essas transformações na mesma velocidade.
Em pesquisa divulgada pelo (ISC)²,Instituto focado em educação e certificações profissionais em Segurança da Informação e Cibersegurança, 44% dos profissionais de TI da América Latina apontaram o ransomware como o maior temor em relação à segurança da informação no último ano.
No Brasil, mais de 1,1 mil computadores foram infectados em 2018, parte deles são máquinas de pequenas e médias empresas, além de outros pertencentes a suntuosas operações de órgãos, como o Tribunal de Justiça de São Paulo (TJSP), a Petrobras, o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) e o Hospital SírioLibanês.
Nesse contexto, há várias formas de um ciberpirata causar danos e algumas delas passam despercebidas por parte dos empresários.
Por essa razão, o monitoramento constante dos dados é uma prática que precisa ser adotada, tanto por empresas quanto pelo cidadão comum.
Existem algumas formas eficazes de defender seus dados de ataques cibernéticos, entre elas estão a utilização de ferramentas como antivírus/endpoint, firewall, monitoramento da rede, backup e segurança de dados na nuvem.
Manter seu firewall atualizado, por exemplo, auxilia a detectar alguma ameaça antes que ela aconteça, como ser surpreendido por um ransomware.
Esse termo temido no meio digital significa um código que torna inacessíveis os dados de armazenamento em um equipamento, geralmente pelo uso de criptografia, e que exige pagamento de “resgate” desses dados. Logo, investir em um firewall é uma saída inteligente para blindar ainda mais seu sistema.
Monitorar e mapear os dados críticos, além de trabalhar com o menor intervalo possível de backups desses dados, é outra forma de agir com estratégia quanto à proteção e recuperação de seus dados.
Em relação à nuvem, os serviços já alcançaram sua maturidade em muitas empresas, o que a torna alvo de ataques e exige diretrizes específicas de segurança, mais atualizadas.
A EsyWorld trabalha com soluções de segurança, monitoramento, criptografia, armazenamento de alto desempenho e economia, o que garante blindagem de sistemas críticos. Conheça nossas soluções!