30/01/2015
Sempre falamos sobre manter um bom antivírus atualizado e um bom firewall na sua rede corporativa, mas como podemos proteger melhor nossos dados? Talvez essa seja uma das perguntas mais frequentes na cabeça de quem comanda a TI de uma empresa. Entre as dezenas de opções, certamente, uma será ideal para o seu caso. Mas como saber? Primeiro é essencial que uma equipe de tecnologia avalia a sua necessidade e aponte as melhores soluções existentes no mercado. Depois, o caminho natural é fazer a relação custo X benefício. Parece simples, mas inúmeras variáveis precisam ser levadas em consideração.
De acordo com Marcus Pedrosa, System Engineer de Barracuda na EsyWorld, entre as soluções mais acertadas estaria a de criptografia de dados e de DLP Data Loss Prevention ou Data Leak Prevention, que previnem a perda/roubo de dados. “Com essa solução, a empresa poderia criar regras para a saída de documentos dos Servidores ou Computadores pessoais dentro de sua rede corporativa”, observa o executivo. “Essa solução pode ainda se estender aos dispositivos móveis, porém o mais indicado nesse caso seria uma solução de MDM Mobile Device Management, que permite uma segurança mais ampla quando tratamos destes tipos de dispositivos e possibilita, por exemplo, que os dados que estejam gravados nesses aparelhos sejam prontamente apagados em caso de perda ou roubo do terminal.
Vale lembrar que 2014 foi um ano de muitos ataques e, podemos dizer, ataques milionários que entrarão para a história. Um dos mais famosos, sem dúvida, é o caso da Sony, que sofreu ataque após divulgação do filme A Entrevista. Segundo a imprensa mundial, esse ataque foi creditado à Correa do Norte, que nega as acusações. Ainda de acordo com a imprensa, foram roubados diversos filmes que ainda não estrearam nas telas dos cinemas e disponibilizados em sites de downloads gratuitos, causando um enorme prejuízo à Sony.
Importantes empresas sofreram com o cibercrime, incluindo Home Depot, eBay, Michaels, Sally Beauty Supply, entre outras... Um número significativo destes vazamentos começou há meses ou anos, mas somente foram descobertos ou tornaram-se públicos no ano passado. Considerado o maior vazamento dos Estados Unidos, o caso da Home Depot, por exemplo, teve quase 110 milhões de dados roubados. Entre os dados estavam 56 milhões de números de cartão de crédito e 53 milhões de endereços de e-mail. Cifras que comprovam cada vez mais a necessidade de se ter uma rede segura e confiável.
Previna-se e crie já a sua rede. Para saber mais, fale com um dos especialistas da EsyWorld e conheça as soluções distribuídas pela empresa no Brasil!