19/06/2020
Amigo leitor, se você já tem uma loja online ou busca diversidade de canais para seus negócios através do e-commerce, em algum momento inevitavelmente você vai se deparar com perguntas como estas.
Em uma loja tradicional de varejo físico é possível identificar por expressões, interações e comportamentos distintos o engajamento e interesse de seus clientes através de observação pura e simples. Há também quem vá além, implementando pesquisas de campo e experimentações presenciais de layout e fluxo de loja para obter resultados mais apurados e melhorar sua visitação e experiência de compra. Porém, quando partimos para um canal digital você se pega imaginando que é quase impossível fazer este tipo de leitura.
Uma pesquisa feita pelo site academia do e-commerce já apontava no ano 2017 que o e-commerce sofria de uma overdose de informações e era preciso limitar alguns aspectos e análises essenciais para uma gestão eficaz de sua loja. De 2017 até hoje, muita coisa mudou e já temos uma capacidade ferramental infinitamente maior para coleta destes dados - isso mostra a importância de conhecer bem os aspectos de sua loja, entre eles, o perfil do cliente.
Conhecer o cliente é essencial para saber como direcionar conteúdos, comunicações disposição dos menus, páginas e, principalmente, como trabalhar os leads de forma efetiva durante todo o fluxo de atribuição.
Saber se você se comunica majoritariamente com clientes pessoas físicas, empresas, decisores, influenciadores, especialistas ou leigos é um primeiro e importante passo para posicionar as suas mensagens. Imagine que você queira vender um produto de segurança digital para uma empresa, provavelmente você enviaria um e-mail para o profissional de TI correto? Na verdade, nem sempre. Muitas vezes esta decisão fica por conta do setor de compras, que não tem conhecimento técnico e precisará de muito mais detalhes e linguagem simples sobre os benefícios de seu produto. Então a dica é: saiba o perfil e canal que irá utilizar para criar uma comunicação efetiva.
Nos tempos atuais, com ou sem pandemia, as buscas por informação têm majoritariamente acontecido por meios digitais. O montante de buscas diárias no Google já ultrapassa 5,5 bilhões ou cerca de 63.000 buscas por segundo. Porém, existem outras formas de pesquisa que são amplamente utilizadas principalmente quando falamos de mercados de nicho ou produtos específicos como segurança digital.
É necessário entender quais canais seu cliente utiliza: se Google, fórum, Youtube, grupos ou e-mails... Assim poderá investir corretamente em um canal que lhe traga retorno no menor tempo possível e, consequentemente adequar os seus formatos de abordagem e linguagem.
Todos nos temos uma forma preferida de buscar por informação, diversão e nos comunicar. Isso interfere também na forma de consumo. Entender a trilha que seu cliente percorre até chegar ao produto e decidir se compra ou não e aprender quais são os critérios analisados por ele entes de fechar um pedido vão lhe colocar à frente.
Faça uma comunicação pós-vendas com seu cliente para saber se ele recebeu o produto, por exemplo. Utilize uma ferramenta de e-mail para saber as taxas de abertura e interação com os seus conteúdos. Análise a performance de suas publicações e interaja com o público em todos estes canais. Isso lhe trará o conhecimento necessário para fechar mais vendas.
O entendimento de seu público é uma das principais tarefas que um gestor de e-commerce ou empreendedor precisa superar. Através deste conhecimento, ele poderá escolher um mix de produtos adequados, personalizar sua loja e criar uma comunicação que fale a língua destas pessoas.
A EsyWorld tem uma equipe de marketing focada e especializada, que trabalha em diversos canais digitais e utiliza as melhores ferramentas do mercado para coletar e estudar os dados visando auxiliar e instruir seus afiliados sobre a forma ideal de se posicionar no ambiente digital de acordo com os dados.
Deivid Teixeira Be SAFE, Stay HOME be EsyHome