25/06/2020
Amigo leitor, por diversas vezes lemos artigos como este ou artigos sobre empreendedorismo e sempre estão lhe dizendo que você deve conhecer o seu mercado. Mas, certamente, pouquíssimos destes artigos lhe disseram o que de fato quer dizer conhecer o seu mercado e como isso realmente é importante na construção de todo o seu negócio.
Entender o seu mercado é basicamente desenvolver a capacidade de identificar os motivadores de compra de seu cliente, saber quais são os fatores que o influenciam na decisão entre um produto e outro e, também, os meios utilizados por ele enquanto coleta informações sobre todas as opções disponíveis de um produto ou serviço para resolver seu problema.
Geralmente encontramos nos livros, artigos e fóruns, guias de estudo de mercado dizendo que conhecer o seu mercado é saber quem são os seus concorrentes, o que eles entregam de diferencial em relação ao seu produto e como o seu produto se diferencia dos demais disponíveis do mercado, eles não estão errados. Porém, o mercado vai muito além de ter um produto ou suas características funcionais e preço.
Certa vez ouvi de um professor a seguinte frase que me abriu os olhos da real dimensão de uma análise de mercado: “O mercado de uma empresa de ferramentas de furação não é as brocas, mas sim o próprio furo”. Ele seguiu com uma explicação que se resume em: enquanto as empresas de furação acreditarem que seu mercado é o produto elas fracassarão. É preciso entender que o mercado é o próprio furo, pois esta é a real necessidade que gerou este mercado e, independente da ferramenta ou tecnologia utilizada, a necessidade de furações nunca será extinta.
Agora que você, assim como eu, já entende do que realmente se trata um mercado, falemos sobre a importância de identificar e ser capaz de segmentar as características de seu mercado.
Existem inúmeras ferramentas disponíveis online para te ajudar a montar uma pesquisa de mercado, porém nesta etapa é mais importante que você saiba fazer as perguntas corretas do que ter milhares de respostas vazias e dados que vão lhe gerar mais dúvidas do que certezas.
Saber o que o seu público busca e o que ele considera antes de finalmente fazer uma compra é um dos passos mais importantes para construir um ambiente que entregue tudo o que ele precisa. Partindo da fase de pesquisa até a decisão, a dica aqui é questionar a sua base atual e possíveis prospects ou leads. O que os leva a buscar produto como o seu e quais fatores eles consideram indispensáveis para concretizar uma compra (entenda que estamos falando de negócios digitais então fatores de segurança do site e navegação não devem ser desprezados).
É preciso saber como os seus clientes chegam a alguma loja que tenha o seu perfil. Pegando como exemplo um site de acessórios de informática, você precisa contemplar questões que lhe forneçam dados para montar uma estratégia de comunicação que lhe possibilite “falar” com esse público sobre coisas relevantes e direcioná-los a sua loja quando finalmente decidirem realizar a compra.
Por último, mas não menos importante, estude a concorrência. Se cadastre em sites concorrentes, receba e-mails e análise a linguagem. Identifique as fases do processo de compra que eles te colocam e, se possível, realize a aquisição de algo em seu concorrente. Com isso você terá como base um processo real e poderá melhorá-lo, tornando sua experiência de compra mais atrativa e mais personalizada para o seu público-alvo.
Entender o mercado é saber exatamente o que o seu nicho busca e como gostam de ser tratados. É comum falarmos de preço quando imaginamos um processo de venda e um estudo de mercado, porém utilizando exemplos pessoais, quantas vezes pagamos mais caro em um produto ou serviço só pelo atendimento, por conhecer o prestador ou por estar em um ambiente agradável?
A maior e mais difícil tarefa do e-commerce é criar experiências personalizadas para que cada cliente se sinta especial e acolhido em todas as fases! Você deve focar seus esforços em construir um relacionamento com a sua base e a primeira fase é entender o seu nicho, a segunda, sua audiência e, por fim, entender e atender a cada cliente com exclusividade.
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Deivid Teixeira Be SAFE, Stay HOME be EsyHome