15/06/2020
Amigo leitor, a pergunta acima infelizmente não é tão frequente quanto gostaríamos. Esta falha básica tem causado o fechamento de inúmeras empresas que se propõem a focar sua venda nos canais digitais.
Atualmente, vemos grandes marcas do varejo nacional com suas grandes vitrines e inúmeras árvores de categoria e departamentalização focando em algo que chamamos de Long tail, este conceito é amplamente explorado, porém, tem resultado apenas se trabalhado em grandes varejistas - que tem uma verba enorme para investir em marketing digital e, muitas vezes, este investimento é também feito pelo próprio fabricante dos produtos que tem interesse em mostrar aos clientes de determinada loja que seus produtos estão disponíveis.
Focar em um nicho é um caminho mais rápido para o sucesso e pode garantir o sucesso de seu negócio no curto prazo, em um estudo feito pela empresa e-commercebrasil, em janeiro deste ano, já apontava o mercado de segurança digital como uma tendência de longo prazo, porém, com o cenário que se instaurou recentemente, empresas e pessoas físicas passaram a não só consumir mais de lojas online, mas também a buscar mais por produtos de segurança digital, elevando as chances de sucesso e privilegiando quem atua neste mercado.
Quando se atua em um mercado de nicho é extremamente necessário conhecer bem os seus produtos para posicionar melhor sua estratégia de SEO e entregar sempre o melhor conteúdo para seus cliente.
Quando um cliente busca por algo ele quer resolver um problema, pesquise e descreva todas as funcionalidades dos produtos. Após este mapeamento você terá plena consciência de quais são as entregas de determinado produto. Por exemplo, se falamos de um produto de segurança digital, ele entrega entre outras funcionalidades especificas, rapidez, simplicidade, personalização e proteção.
Com exceção de buscas especificas de termo direto, geralmente as pessoas procuram por soluções, então é comum que as buscas comecem por palavras "como”, ou seja, “como formatar um computador?”, “como saber se minha máquina tem vírus?”... Por conta deste padrão, é necessário que você seja capaz de escrever uma página de produto que responda a estas perguntas. Então, munido das informações de quais são as entregas de seus produtos, faça se possível uma seção que mostre as entregas em forma de perguntas como as que fizemos acima.
Se você pensa em divulgar, seja via Google, e-mail ou mídias sociais, os seus produtos, deve começar a ter conteúdos pré-fabricados que tornem sua comunicação mais assertiva para seu público. Uma forma de fazer isso é escrevendo o nome do produto na pesquisa do Google e observando ao final dos anúncios a seção "As pessoas também perguntam”.
Como pude mostrar neste artigo, a tarefa de conhecer o seu produto é de extrema importância, principalmente se você se posiciona em um nicho especifico de mercado. Para isso, a EsyWorld focou sua equipe para estar sempre um passo à frente do mercado, prevendo e estudando tendências e cenários que possam potencializar as buscas em nossos ambientes online.
Esteja sempre atento a situações e acontecimentos que possam impulsionar o seu mercado de atuação e faça, diariamente ou no máximo semanalmente, o exercício de escrever no google o nome, marca e tipo de seus produtos e observe os resultados da seção “As pessoas também perguntam” para que seu conteúdo esteja sempre atualizado.
Deivid Teixeira Be SAFE, Stay HOME be EsyHome