14/06/2017
A gestão da equipe de TI influencia significativamente no funcionamento integral de um negócio. Assim, cabe aos líderes da organização desenvolver um processo de trabalho que atenda às necessidades de cada departamento, mantenha a segurança das ações internas de cada funcionário e ainda proteja os dados sigilosos de ameaças e possíveis ataques.
Se por um lado, a operação do setor demanda uma infraestrutura robusta, softwares eficazes e políticas de segurança alinhadas com todos os setores internos, ainda falta desenvolver processos internos que atendam às constantes demandas de suporte e encontrem tempo para elaborar novas diretrizes de ações.
Confira os itens básicos para operação da equipe de TI nas empresas:
Cada colaborador precisa conhecer o segmento de atuação da empresa, os projetos em andamento, mesmo que este não atue na função de forma integral, além de entender detalhadamente cada etapa de sua jornada de trabalho e o budget definido para cada ação, de forma que as estratégias possam ser definidas de acordo com a realidade do negócio. Feito este alinhamento interno, cabe também um posicionamento do gestor sobre as demandas de cada departamento.
Cada organização precisa seguir algumas diretrizes que privam os sistemas corporativos de possíveis ataques, além de protegê-lo de ameaças externas. Cabe a instauração de sistemas básicos de proteção, como antivírus, firewall, anti-spam, além da adequação de processos que contribuam com a manutenção da segurança interna.
Além da manutenção diária dos requisitos de segurança interna, as empresas precisam se readequar e desenvolver projetos que abranjam também os dispositivos móveis usados pelos funcionários (conceito de BYOD), os sistemas de cloud computing e desenvolver táticas que abranjam os requisitos básicos de segurança, como ferramentas de análise de eventos ou logs, de gerenciamento de vulnerabilidade e estratégias para backup e recuperação de desastre.
Caso a empresa conte com dados confidenciais e críticos para o negócio, além das ações de segurança básica, é fundamental contar com um sistema de criptografia. Isso porque os dados criptografados se tornam ilegíveis e não podem ser acessados por meio de envios de e-mails ou armazenamento em nuvem ou em dispositivos externos.