28/09/2020
Agora precisamos ter uma geração de demanda para os nossos negócios de forma recorrente e constante, no ambiente digital. Existem algumas formas de fazer isso, mas em especial essas duas opções:
Ou
Se falamos que o alcance orgânico está bem limitado (artigo anterior) e cada vez menor, é natural que a gente procure formas de ultrapassar essa barreira e continuar gerando negócios.
Além dos anúncios, também podemos investir em SEO. Falaremos desses dois pontos a seguir.
SEO ou Search Engine Optimization é a otimização do seu site e conteúdos, focando nas palavras-chaves do seu negócio para ter mais alcance ORGÂNICO nos resultados de busca.
Ao adotar uma estratégia de SEO você deve ter em mente quais são as suas palavras-chaves principais e perseguir o posicionamento destas nos primeiros resultados da página de busca.
Essa estratégia envolverá, certamente, produção de conteúdo constante e relacionamento com sites de boa reputação, o chamado Link Building.
Uma estratégia de SEO é de longo prazo e deve ser constante.
Google Ads também é uma estratégia com foco em palavras-chaves. Nesse caso compraremos as palavras-chaves do seu negócio e disputaremos as primeiras posições de anúncios com os demais anunciantes.
Não é uma estratégia simples nem tão pouco fácil de executar. Recomenda-se que se trabalhe sempre com agências certificadas e que tenham como foco principal a performance dos seus anúncios dentro da verba estipulada.
Existem ainda os anúncios pagos em redes sociais e, muitas vezes eles dão bastante resultado.
O que difere Google Ads de Social Ads é que no Google seu anúncio será mostrado para quem já tem a intenção de compra – afinal foi lá fazer uma busca sobre a sua palavra-chave, enquanto no Social Ads seu anúncio irá interromper a experiência orgânica para quem PODE ter interesse no seu produto/serviço.
Vital para a boa performance dos anúncios é definir claramente quem você quer impactar, tanto pelo perfil demográfico quanto de interesses.
Depois disso, é importante também ter variações de objetivos de anúncios (especialmente em social). Além dos objetivos, devemos variar também os criativos (artes) e os textos. Essa variação ajuda a entender o que funciona melhor para qual público e canal.
Ah! O mais importante: não desista de primeira. Pode parecer um esforço muito grande para pouco resultado no começo, mas lembre-se que é um aprendizado para ganhar escala e vender muito mais!