25/09/2020
Como vimos no artigo anterior para vender usando a internet é preciso seguir alguns passos iniciais, estruturando a sua operação com o cadastro de clientes, o planejamento da comunicação, a definição das ofertas, o conhecimento da cadeia do seu produto e, claro, um excelente pós-venda.
O que muita gente não sabe é que para ter tudo isso rodando perfeitamente é fundamental definir em quais canais focar. “É preciso ter um site?”, “Preciso estar em todas as redes sociais?”, são algumas perguntas que ouvimos com frequência.
Ter uma presença digital consistente é vital para o seu negócio e a definição de canais é a base dessa consistência.
Para quem ainda tem essa dúvida, ter um site é sim vital para a sua estratégia de comunicação pois ele vai atuar conforme as regras do seu negócio e não a mercê do algoritmo e alcance determinados pelo objetivo de negócio da rede social.
Mas não se engane. O site hoje em dia precisa trazer conteúdo, gerar pontos de contato com o potencial cliente (lead) e sempre entregar um algo mais.
Esqueça os sites puramente institucionais com “5 páginas” e aposte em blogs com conteúdos novos semanalmente (pelo menos).
As redes sociais fazem parte do dia-a-dia de milhares de pessoas e, diariamente, elas movimentam muitas marcas e negócios, tanto B2C quanto B2B.
Mas será que vale estar nas redes sociais?
A primeira coisa que você precisa saber é em qual rede está o seu público.
Não adianta ir pra rede social da moda se você não tem para quem falar.
Volume de conteúdo, frequência e consistência são os grandes pilares para direcionar sua produção nos canais sociais.
Outro ponto importante é entender que o alcance orgânico está cada dia mais limitado. Então, para conseguir falar diretamente com o seu público, é vital ter verba de mídia para as redes sociais.
Caso a sua rede social seja o Instagram, vale muito a pena trabalhar com o shopping e batalhar para ter os tão desejados 10 mil seguidores. A partir desse número você pode linkar todos os stories para seu site e suas ofertas (lembra que falamos delas no artigo anterior?).
A dica de ouro em qualquer rede social é usar tudo o que ela oferece de novidade e de ferramenta nativa. Tudo que é novo será distribuído para a audiência com mais frequência e você pode se beneficiar dessas ondas de lançamentos.
Mas não se esqueça, a audiência da rede social não é sua. Ela é emprestada! Então um plano de comunicação que contemple os canais e oriente a jornada do cliente é vital.
Para entender isso, pense: o que aconteceria HOJE com o seu negócio se a rede social que você mais usa deixasse de existir?
Hora de ser consistente nas redes sociais e focado no conteúdo!
Bons negócios!