Notícias

10/04/2014

Distribuidores ganham peso na capacitação de canais

Na camada de distribuição, pressionada tanto na ponta das revendas quanto na dos fabricantes, agregar valor é um desafio constante. Alguns distribuidores criam estratégias para ir além do ‘estoque, logística e crédito’. É cada vez mais comum, por exemplo, assumirem um papel crucial na tarefa de treinamento de canais em determinadas tecnologias.

Muitos distribuidores tem investido para se tornarem centros oficiais de treinamentos de certas marcas. Um caso recente desse movimento vem da Esyworld, que assumiu tal status junto a Kaspersky. As companhias mantém uma parceria há bastante tempo e já lançaram diversas ações de apoio ao canal em conjunto. Agora, fortalecem seus laços.

Contudo, esse caso passa longe de ser exclusivo. Aliás, é uma postura cada vez mais comum. Outro exemplo data do início de 2013 quando a subsidiária brasileira Polycom migrou o ATP (Authorized Training Partner) para as mãos da Network1. A distribuidora, assim, assumiu a tarefa de disponibilizar nova grade de treinamentos para as revendas.

A Westcom também assume uma posição de coadjuvante nos processos de capacitação das revendas. Há algum tempo, criou um programa com certificação e cursos grátis para suportar os parceiros. Praticamente todo distribuidor, quando pensa estratégias para agregar valor ao seu ecossistema, traz algumas iniciativas (cada vez mais intensas) de capacitação de seus aliados. Na outra ponta, os fabricantes parecem reconhecer esse como o elo da cadeia preparado para executar tal tarefa.

Voltando ao caso da Esyworld, a distribuidora já treinava canais em produtos da fabricante, com quem mantém relacionamento há bastante tempo. A iniciativa ganha força. Luis Rogerio Moraes, CEO da companhia, conta que desde o ano passado a companhia investe e se capacita para receber o selo de centro de treinamento oficial da marca no mercado nacional.

O executivo cita outra iniciativas para gerar valor ao ecossistema. A distribuidora formaliza esse mês, também, uma unidade de serviços, estruturado para expandir, facilitar e suportar entregue de soluções por parte dos parceiros.

 

Por CRN Brasil | 9 de abril de 2014

 

Comentário sobre essa notícia