30/09/2020
Agora que já entendemos os primeiros passos para vender mais usando a internet e os canais digitais - as redes sociais e os anúncios pagos, vamos falar um pouco sobre a jornada do cliente e consolidar esse caminho.
Não dá para falar de jornada do cliente sem mostrar o funil de conversão.
O funil é dividido em 4 fases: atrair, converter, relacionar, vender. E vamos entender mais detalhadamente casa uma delas.
É preciso gerar tráfego para ATRAIR pessoas que podem ter interesse na sua oferta. A atração pode ser feita tanto por tráfego orgânico (SEO, redes sociais etc.) quanto por tráfego pago.
No caso do tráfego pago temos 2 situações bem distintas – a pessoa que recorre à busca (e que supostamente já está “rondando” a sua solução – ainda que inconscientemente) e a pessoa que é impactada por anúncios, por se enquadrarem no perfil do seu produto, e que podem gerar tráfego ou não para a Landing Page (página de vendas).
Ao levar o tráfego para a Landing Page, geramos uma primeira conversão (visita). E o que vamos buscar agora é a segunda conversão – gerar leads. Ou seja, capturar o e-mail do visitante para caminharmos para a próxima etapa.
De posse desse email (e outros dados solicitados na conversão) é possível começar o relacionamento com o lead. Alguns produtos e serviços tem maior tempo de conversão, demandam mais conteúdos e relacionamento entre empresa e potencial cliente.
E é nessa fase que estamos nutrindo os leads para que eles tomem a decisão de compra.
Quando o lead já reconhece que o que temos a oferecer é o que ele precisa, estamos gerando oportunidades de vendas. Estamos a um passo de fazer a conversão de leads em clientes.
Identificar a oportunidade e o momento certos para essa conversão é fundamental.
Ao passar por essas 4 fases, finalmente temos o CLIENTE.
O trabalho de vendas não acaba aí, pois é necessário trabalhar o pós-venda, o suporte e o atendimento, além de identificar novas oportunidades de recompra, upgrades e relacionamentos com esse cliente recém-chegado,
Entende o funil é muito importante. Trabalhar o conteúdo e encaminhar o cliente sempre para a próxima etapa é vital para uma estratégia de sucesso e a boa manutenção da base de clientes.
Agora que você já tem esse conhecimento, está pronto para começar?
Sucesso e boas vendas!