26/11/2019
A EsyWorld, junto à Safetica, apresentou o painel sobre “DLP para proteção completa contra o vazamento de dados” na segunda edição do Kaspersky Cybersecurity Summit, realizado em 22 de outubro, em São Paulo.
De acordo com um levantamento feito pela própria Safetica, 46% dos vazamentos de dados, ocorrem de dentro para fora. Ou seja, por meio dos próprios colaboradores.
Outros números apontam que 80% desses vazamentos ocorrem por falta de cuidado e conhecimento em Tecnologia da Informação (TI) ou por perdas/roubos. Em contrapartida, 20% são vazamentos deliberados, isto é, quando a ação é intencional.
Esse comportamento pode ser motivado pelo fato do funcionário estar insatisfeito com o serviço, querer começar o próprio negócio, vender informações aos concorrentes ou utilizar os dados para prejudicar a empresa, entre outros fatores.
Antes de explicar como o sistema de Data Loss Prevention (DLP) da Safetica funciona, é preciso pincelar qual sua função dentro de uma organização. É um software capaz de proteger os dados corporativos das empresas, evitando o vazamento de informações por pessoas não autorizadas.
Em segundo lugar, é preciso falar como uma informação pode sair da empresa. Há diversas maneiras, entre elas a conexão com a internet, dispositivos móveis, roubos ou perdas e, até mesmo, em formato físico por meio de impressões.
Durante o painel, o engenheiro da Safetica, Martin Imrich, apresentou alguns recursos da plataforma. Resumidamente, o DLP da Safetica consegue monitorar e gerenciar as atividades realizadas pelos colaboradores, desde a área de Recursos Humanos (RH) até o CEO da empresa.
Seu funcionamento consiste em três etapas: monitorar, notificar e barrar a ação errônea ou maliciosa. Por exemplo, quando algum funcionário tenta transferir um arquivo confidencial para um domínio de e-mail que não pertence à empresa.
A plataforma também consegue bloquear o acesso em sites não autorizados, mostrar quais páginas foram visitadas e quanto tempo durou a navegação, entre outras funções.
A WebSafetica suporta os sistemas operacionais IOS e Windows. Para uma análise aprofundada, também é possível gerar relatórios e baixá-los em PDF.
É o que revela o relatório “Impacto econômico do crime cibernético: sem sinais de desaceleração”, realizado por uma das maiores fabricantes de soluções de segurança do mundo, em parceria com a Center for Strategic and International Studies (CSIS).
Os números foram apresentados pelo gerente de produtos da EsyWorld, Júlio Divietro, que comentou dois cases de vazamento de dados. O primeiro foi do Edward Snowden, ex-agente da Agência Nacional de Segurança (NSA), que revelou o sistema de espionagem em massa dos EUA e, inclusive, teve que buscar refúgio na Rússia.
O segundo foi da empresa de gestão de crédito Equifax, depois que 147 milhões de dados dos clientes foram invadidos em 2017. A multa chegou a R$ 2,6 bilhões aos cofres da empresa.
A EsyWorld é distribuidora oficial e exclusiva da Safetica no país, consolidando-se como a maior fornecedora de serviços em Data Loss Prevention (DLP) e segurança da informação. No total, são oito parceiros em seu portfólio.
Na ocasião, Divietro comentou um pouco da história da distribuidora. Fundada em 2000, a EsyWorld possui duas vertentes Esy Services e Esy Gov. A primeira é uma unidade voltada para a oferta de serviços em parceria com a revenda, enquanto a segunda fornece apoio total para a revenda em negociações com o governo.
A empresa também conta com serviços de marketing, ajudando, por exemplo, na criação de eventos e webinars. Segundo Divietro, a EsyWorld preocupa-se em fornecer valores reais aos parceiros.
“Somos distribuidores de Valor Agregado Real (VAD) focados em soluções de segurança e gerenciamento de risco em tecnologia da informação”, finalizou Divietro.
Para saber mais sobre os nossos serviços, entre em contato conosco. Nossos consultores estão aptos para lhe atender e orientar sobre a melhor opção para o seu negócio.