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08/08/2022

Já conhece o relatório de transparência e responsabilidade da Kaspersky?

Já conhece o relatório de transparência e responsabilidade da Kaspersky?

 

Empresas que trabalham na área de segurança da informação precisam entender quem está envolvido na proteção de seus dados confidenciais, seus princípios orientadores, quais são as informações técnicas importantes, com quem estão compartilhando e muito mais. Pensando nesses questionamentos, te convidamos a conferir o relatório de relatório de transparência e responsabilidade, que faz parte de sua Iniciativa de Transparência Global.

Atualmente, as tecnologias da informação são inseparáveis da sociedade e a importância da cibersegurança só cresce. Portanto, transmitir credibilidade para conquistar a confiança é essencial. Por isso, a companhia publicou um relatório de transparência, com o objetivo de compartilhar publicamente informações sobre as solicitações de dados que receberam durante o ano de 2020 e primeiro semestre de 2021 de governos, agências de aplicação da lei, organizações internacionais e usuários.

Em seu relatório, a Kaspersky compartilhou, ainda, dados, informações técnicas e como processa as solicitações, incluindo as transmitidas como contribuição, por parte da companhia, para combater os cibercriminosos, fornecendo análises técnicas de programas maliciosos para apoiar as investigações de cibercrimes.

Acompanhe neste blog post como é a abordagem da empresa para garantir a segurança e privacidade dos dados pessoais e sobre como responder às solicitações das autoridades policiais.

 

Como a Kaspersky lida com solicitações de informações vindas de governos e usuários

A empresa de cibersegurança disponibilizou dois relatórios explicando como lida com solicitações de informações vindas de governos e usuários. No documento, é possível entender como a organização trata as solicitações, além de verificar os pedidos recebidos pela Kaspersky em 2020 e no primeiro semestre de 2021.

O relatório de transparência Kaspersky, segundo a companhia, tem o intuito de dar maior transparência ao processo de tratamento dos dados, além de esclarecer aos usuários a abordagem adotada pela empresa para garantir a segurança e privacidade dos dados pessoais, além de elucidá-los sobre a maneira de como responder às solicitações das autoridades policiais.

No relatório, é possível entender os princípios empregados para responder às requisições, indo desde proibição de acesso a dados de usuários, verificação legal de todas as solicitações com base nas leis, até suporte às investigações de crimes cibernéticos, conforme veremos nos próximos tópicos.

Documento detalha os pedidos recebidos em 2020 e 2021

A Kaspersky mostrou em seu relatório os dados de pedidos feitos pelos países, divididos em duas categorias: os que envolvem usuários específicos e solicitações de conhecimento técnico.

Durante 2020, a Kaspersky recebeu 160 solicitações de 15 países, sendo 132 informações técnicas e 28 dados de usuários.

Ainda segundo o documento, dos 132 pedidos sobre dados técnicos, 19% deles foram rejeitados - assim como todas as 28 solicitações de informações de usuários - seja por ausência de dados ou falha nos requisitos de verificação legal dos pedidos.

Já no primeiro semestre de 2021, a empresa recebeu 105 solicitações de governos de 17 países diferentes. Desse total, 40% foram recusados.

De acordo com o relatório, os países que solicitaram dados no período da pesquisa (2020 e 2021) foram: Alemanha, Arábia Saudita, Bélgica, Brasil, Chile, Colômbia, Coréia do Sul, Dinamarca, Equador, Espanha, França, Índia, Itália, Japão, Jordânia, Marrocos, Rússia, Singapura e Vietnã.

Na soma dos dois períodos abordados no relatório, a Rússia liderou os pedidos, com 142 solicitações, das quais 97 foram recusadas. Em segundo lugar está a Coréia do Sul, com 35 solicitações, todas aceitas. O Brasil realizou apenas quatro solicitações, tendo todas aceitas.

 

Princípios empregados para responder solicitações de corporações ou governos

No relatório, é possível entender os princípios fundamentais, segundo a Kaspersky, para responder às solicitações de informações vindas de corporações ou governos. Para que os pedidos não sejam negados, é necessário atender aos seguintes itens:

  • Sem acesso aos dados e infraestrutura do usuário: a companhia nunca fornece, a nenhuma autoridade policial ou organização governamental, acesso aos dados do usuário ou à infraestrutura da empresa;
  • Suporte para investigações de crimes cibernéticos através do compartilhamento de conhecimento técnico: a Kaspersky ajuda agências policiais nacionais, regionais e internacionais nas investigações de crimes cibernéticos, onde os especialistas em segurança compartilham conhecimento e informações técnicas não pessoais;
  • Verificação legal de todas as solicitações para garantir a conformidade da empresa com as leis e procedimentos: a corporação verifica a conformidade das solicitações recebidas com as leis e procedimentos legais aplicáveis em países onde opera, sejam eles restritos e específicos ou outros, podendo rejeitar ou contestar tais solicitações;
  • Pedidos de chaves de criptografia ou introdução de recursos não declarados são recusados: a empresa afirma que não fornece senha ou chaves de criptografia a nenhum governo, agência de aplicação da lei ou organização internacional, além de não adicionar recursos não declarados nos produtos e serviços.

Se as solicitações estiverem de acordo com os itens determinados pela empresa, as informações técnicas serão concedidas. Caso contrário, o pedido será negado. Antes de fornecer os dados, porém, a empresa pode pedir esclarecimentos sobre a razão dos governos e autoridades pedirem tais informações.

 

Kaspersky também detalhou as solicitações vindas de usuários

Em relatório separado, a Kaspersky também detalhou as solicitações vindas de usuários, divididas da seguinte forma:

  • Pedido de remoção de informações pessoais do usuário.
  • Pedido de fornecimento de informações armazenadas de um usuário.
  • Pedido para saber quais informações estão armazenadas e onde elas são guardadas;

Em 2020, a Kaspersky recebeu 503 pedidos vindo de usuários, enquanto em 2021, só no primeiro semestre, o número de solicitações chegou a 1.199, 138% a mais que o registrado no ano anterior. O grupo que mais cresceu foi o de remoção de dados pessoais, passando de 431 em 2020 para 1.139 em 2021, seguido pelo pedido de fornecimento de informações armazenadas de um usuário, de 18 para 23. Já as solicitações para saber quais informações estão armazenadas e onde elas são guardadas apresentaram queda, de 54 para 37 pedidos.

 

A Esyworld conta com a parceria da Kaspersky

Atualmente, a EsyWorld conta com oito parceiros em seu portfólio, entre eles a Kaspersky, empresa internacional de segurança virtual com soluções e serviços para proteger empresas, infraestruturas críticas, governos e consumidores em todo o mundo. O abrangente portfólio de segurança da empresa inclui proteção de endpoints e inúmeras soluções e serviços de segurança especializada para combater ameaças digitais sofisticadas e em evolução.

As soluções da Kaspersky são utilizadas por 270.000 clientes corporativos, abrangendo, ao todo, mais de 400 milhões de usuários protegidos pelas tecnologias da Kaspersky.

Entre em contato com a EsyWorld, tire suas dúvidas, saiba qual solução melhor atende suas necessidades e mantenha os dados seguros com quem tem mais de duas décadas de expertise neste mercado.

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