19/01/2018
É evidente que o número de dispositivos móveis no ambiente coorporativo aumenta exponencialmente. Essa tendência tornou-se um grande desafio para os profissionais de TI, que precisam manter as informações corporativas protegidas. Desse movimento surgiu o Mobile Device Management (MDM), ou Gestão de Dispositivos Móveis.
Além de proteger os dados e diminuir os riscos dos negócios da empresa (já que basta que um celular seja atingido para que toda a companhia corra risco), essa solução também pode aumentar a vida útil de smartphones e tablets – visto que boa parte dos malwares podem forçar um aumento da utilização de processamento, memória e bateria podendo causar danos ao dispositivo.
Outra funcionalidade atrativa dos MDMs é o gerenciamento de informações fora da rede corporativa. Um exemplo nesse sentido é a solução Workspaces, da BlackBerry. Esse software permite ao dono da informação ter o completo controle sobre arquivos compartilhados, que vai desde impedir o usuário de multiplicar o documento até sobre a visualização do mesmo.
A necessidade de uma gestão de dispositivo eficaz se faz ainda mais presente quando o dispositivo (tablets, celular, laptop, etc) utilizado é do próprio colaborador, ou seja, usado também para fins pessoais – o que tem se tornado muito comum dentro das empresas independente do seu porte. Afinal de contas, quando o dispositivo não é patrimônio da empresa, restringir instalações de aplicativos que podem causar futuros danos fica ainda mais difícil.
Quer saber mais sobre o assunto? Confira então esse vídeo sobre a solução Workspaces, da BlackBerry, e mais detalhes sobre a parceria da EsyWorld com essa fabricante.