15/09/2014
E o mundo online continua sendo alvo de ataques dos cibercriminosos. A bola da vez é o Google. De acordo com a imprensa mundial, cerca de 2% das 5 milhões de senhas do Gmail tiveram suas senhas expostas na internet e, com isso, o ataque atingiu a plataforma de blogs da WordPress que teve que reiniciar mais de 100 mil contas.
Agora você deve estar se perguntando por quê isso aconteceu? Certo? A resposta é simples. Aconteceu porque boa parte dos usuários que tiveram seus dados do Gmail revelados tinham a mesma senha para acessar o WordPress. Ou seja, tudo o que os especialistas do mercado e da EsyWorld sempre afirmam ser o pior dos pecados de um internauta. Ao usar a mesma senha para diferentes serviços online, você abre uma importante porta de ataque aos hackers que se aproveitam dessa “inocência” para ampliar suas ações criminosas na internet.
Ainda de acordo com a imprensa, os usuários que tiveram seus dados vazados serão avisados para trocar as senhas e só poderão acessar o serviço novamente depois de fazer isso. O aviso será enviado também aos que não tiveram suas contas invadidas, como forma de precaução.
Por fim, vale reforçar a orientação dos especialistas da EsyWorld: crie senhas diferentes para e-mail, blogs, redes sociais e bancos, principalmente. E, se tiver medo de esquecer, adote a boa e velha agenda e anote suas senhas em um lugar seguro.