30/06/2022
O ambiente cloud na educação já é uma realidade. O Ensino a Distância (EaD), que já vinha sendo utilizado pelas instituições de ensino superior, começou a ser difundido também na educação básica, para garantir a continuidade das aulas no período de isolamento social.
A cloud computing, também conhecida como computação em nuvem, é um termo muito difundido no mundo tecnológico, pois permite o armazenamento de arquivos online, acesso e compartilhamento em qualquer lugar, seja um computador, tablet ou celular, bastando ter acesso a internet. Embora bastante propagado no mundo da tecnologia, começa aos poucos e timidamente a adentrar à sala de aula.
E, quando falamos em tecnologia na educação em nuvem, estamos nos referindo a um software de gestão acadêmico que trabalha com cloud computing. É o ambiente cloud facilitando o trabalho de diversos profissionais, principalmente os da educação.
A computação na nuvem na educação é uma tendência que veio para ficar. E, quando bem utilizada, pode trazer benefícios e mudanças na forma de aprendizado dos estudantes.
Uma das vantagens é aproximar a linguagem de educadores e educandos. Para isso, as instituições de ensino devem usar recursos, como smartphones, tablets, redes sociais e aplicativos, para se aproximar do dia a dia dos jovens. Dessa forma, prenderão a atenção desse público e despertar o interesse para o aprendizado.
É preciso que os educadores estejam atentos ao que é tendência. E para os jovens, que vivem conectados na maior parte do dia, nada melhor do que levar a educação ao mundo virtual. Dessa forma, eles podem tirar suas dúvidas mais facilmente, compartilhar conhecimento com outros colegas e ter acesso a materiais de estudo que, nem sempre, podem ser apresentados pelos professores em sala de aula.
Com a cloud computing é possível criar novas formas de ensino que vão além do modelo tradicional de aulas, livros, trabalhos e avaliações, desenvolvendo novas formas de aprendizagem. O ensino torna-se mais didático e diversificado, podendo utilizar vídeos, jogos, músicas, apostilas e livros, para que o estudante não fique limitado ao modelo tradicional, conseguindo aprender de forma mais autodidata e se tornando mais participativo.
O ambiente cloud na educação permite a integração de conteúdos, facilidade na organização e preparação de aulas, englobando diversos tipos de conteúdo. Além disso, ter arquivos salvos na nuvem e se comunicar com os alunos em ambientes virtuais permite que o ensino não se limite apenas ao tempo em sala de aula.
A tecnologia possibilita que as pessoas que, de alguma forma, não tenham acesso à educação, se sintam incluídas e tenham oportunidades de aprender.
O uso da tecnologia na educação apresenta muitas vantagens. Porém, ainda existem recursos pouco explorados em sala de aula, como a computação em nuvem.
Para que o ambiente cloud na educação seja bem-sucedido, é necessário ter acesso aos dados de maneira fácil e rápida. Para isso, um bom servidor é primordial e a cloud computing tem se mostrado uma das melhores soluções. Uma vez que as informações das instituições de ensino são salvas na nuvem, o acesso a elas se torna mais fácil, pois não é necessário estar num local específico para fazê-lo. Basta ter um dispositivo conectado à internet.
Instituições que buscam reduzir custos têm optado, cada vez mais, pelo uso da nuvem, que não demanda gastos de infraestrutura ou suporte especializado.
Na educação, a cloud computing pode servir para baratear os custos com parques de computadores em rede nas instituições de ensino, ajudar professores a planejar e organizar suas aulas ou até mesmo apoiar estudantes para que realizem trabalhos, de modo interativo – tudo de forma remota.
Todo conteúdo pode estar na nuvem, podendo ser acessado de qualquer dispositivo. Por isso, é primordial que o acesso à informação se dê de maneira fácil e rápida e, para que isso aconteça, é indispensável ter um bom servidor.
A cloud computing pode ser encontrada em diferentes programas e empresas. Muitos deles são gratuitos com armazenamento limitado e têm suas versões premium, pagas, para uso de empresas e universidades, por exemplo. Iniciativas como essas são muito mais eficazes no ensino, já que permitem, além da customização em massa, potencializar os talentos dos estudantes.
A utilização da gestão em nuvem para uma instituição de ensino traz inúmeras vantagens, como a diminuição do Custo de Aquisição de Cliente (CAC), que reduz a despesa com estrutura física, bem como o gasto de um servidor interno, além da mobilidade, permitindo o acesso móvel dos alunos e educadores de qualquer lugar e dispositivo com acesso à rede, seja um computador, tablet, smartphone e afins.
Outro benefício é a evolução do sistema educacional. Mesmo tendo um longo caminho pela frente para acompanhar as rápidas transformações, os educadores que estão dispostos a inovar têm a seu dispor ferramentas simples que permitem construir conhecimento com engajamento dos jovens.
Uma delas é o caderno de estudos na nuvem, que confere autonomia aos alunos, permitindo o acesso completo às matérias das aulas a qualquer hora e lugar, fazendo com que esses estudantes também sejam os responsáveis pelo próprio aprendizado.
Esse caderno tem diversas funcionalidades, como o compartilhamento de mídias, onde o usuário pode inserir qualquer tipo de conteúdo, como planilhas, gráficos e imagens que podem ser editados no próprio bloco de anotações. Também é possível editar as informações em grupo em tempo real, integrando tarefas e anotações com o serviço de correio de mensagens, entre muitas outras.
Por muito tempo, a maioria dos recursos promovia a transmissão do conhecimento de cima para baixo, por meio da simples apresentação da informação. Atualmente, os jovens participam de tudo, querem interagir e opinar. Assim, a tecnologia serve como base para a construção compartilhada do conhecimento.
Mas, para se alcançar este resultado, é fundamental que os professores tenham o domínio de determinadas ferramentas digitais, para que consigam utilizá-las de forma inovadora. É preciso que esses profissionais estejam sempre atualizados, buscando novas formas de ensinar e também de aprender, para saber quais são os recursos que atendem às demandas desse novo cenário.
Além das inúmeras vantagens do ambiente cloud na educação, conforme já citamos, ainda existe mais uma, e não menos importante, que é a segurança.
Mais do que a gestão de dados eficiente, a cloud computing garante que as informações não se percam. Afinal, papéis podem rasgar, molhar e serem perdidos. Já o armazenamento em nuvem permite o salvamento em segurança, estando sempre disponível quando necessário.
Mas não basta utilizar a nuvem e não protegê-la. Além do backup constante, é preciso ter soluções de segurança contra ataques cibernéticos e vazamento e/ou roubo de dados. Pois, por mais que todos estejam cansados de saber, nunca é demais lembrar que os ataques costumam ser bem-sucedidos, porque permanecemos comentendo os mesmos erros como abrir arquivos ou anexos de fontes desconhecidas, instalar aplicativos de fontes não confiáveis, não atualizar o sistema, entre outros.
E para ajudar a proteger ainda mais, além de fazer o oposto dos erros corriqueiros, a EsyWorld, pioneira na distribuição de soluções de segurança e gerenciamento de risco em tecnologia da informação, conta com parceiros especializados, a fim de garantir a proteção de dados.