Notícias

17/05/2022

O golpe da notificação de alteração de senha

Altere sua senha: entenda o golpe que tem atingido muitas pessoas com o simples ato de alterar a senha

Você já recebeu mensagem de alteração de senha em algum serviço público, como banco, por exemplo, e, quando foi verificar a informação, a mensagem não passava de um golpe? Se sim, você não é a primeira pessoa a ser alvo desses cibercriminosos.

Phishing: mensagens como “altere sua senha” é um tipo de golpe que se tornou muito comum na internet. É usado para roubar informações pessoais, como nome completo, CPF ou outros documentos, números ou senhas de cartão de crédito e qualquer outro tipo de dado que possa ter algum valor para os golpistas.

O golpe de notificação é aplicado de forma que as pessoas tenham certeza de que a informação é correta, pois os golpistas fazem com que a situação pareça mais clara e verdadeira possível.

Fique atento(a): o que é phishing?

O nome “phishing” vem do inglês e significa pescar, e resume muito bem esse tipo de golpe, já que os cibercriminosos enviam mensagens em massa e esperam para ver quem será fisgado. Por isso, é fundamental checar qualquer tipo de pedido que solicite dados pessoais.

A prática mais comum é enviar e-mails ou fazer contato via redes sociais ou qualquer outra plataforma, fingindo ser uma empresa ou serviço conhecido. Normalmente, o título chama atenção para um problema encontrado ou algum tipo de oferta imperdível.

Você já recebeu alguma dessas mensagens?

  • “Encontramos um problema no seu cadastro: clique aqui e altere sua senha”.
  • “Seu pedido será entregue, precisamos apenas de uma confirmação”.
  • “Atenção: seu cartão de crédito vai ser cancelado: veja aqui como evitar”.
  • “Quer um empréstimo fácil sem garantia? Clique aqui”;
  • “Descontos exclusivos da Black Friday”.

São mensagens que geram ansiedade ou medo de perder e, com isso, se a pessoa agir por impulso, sem antes verificar a informação, ela cairá em um golpe. O formato das mensagens, geralmente, imita o formato de comunicação das empresas. Por isso, é necessária muita atenção por parte de quem as recebe.

Quando a pessoa abre a mensagem, um link aparece pedindo para acessar um site que, também, imita o original. E aí que o golpe, de fato, acontece: quando o(a) usuário(a) acredita que está na página real e coloca os dados solicitados.

É importante ficar atento(a), pois o risco do phishing não está apenas em compartilhar senha do cartão ou receber notificação de alteração de senha, mas, também, login e senha para sites de compra, por exemplo. Com os seus dados abertos, os golpistas podem fazer compras em seu nome e alteram o endereço de entrega.

Pensando nesse cenário, como se proteger e evitar golpes de phishing?

  1. Geralmente, empresas não pedem que os usuários forneçam suas senhas via e-mail. Sendo assim, bancos, instituições financeiras e operadoras de cartão não vão pedir esse dado. Nos próprios sites, já há esse aviso.
  2. Se, em algum momento, seus dados forem expostos, cancele o cartão e peça uma nova via.
  3. Quando é solicitada uma nova senha, é comum que os estabelecimentos enviem um e-mail de confirmação com um link. Se você não tiver pedido alterações, não deve receber e-mails como esses.
  4. Qualquer dúvida, mensagens em sua conta de e-mail ou ligação enganosa, cheque a informação no estabelecimento antes de qualquer movimentação de dados.

Para saber mais sobre conteúdo de cibersegurança, navegue pelo blog e fique por dentro das dicas de proteção de dados.

A EsyWorld pode ajudar você

A EsyWorld é pioneira na distribuição de soluções de segurança e gerenciamento de risco em tecnologia da informação. Dispomos de uma equipe altamente especializada para garantir a segurança dos dados de nossos clientes.

Com mais de 20 anos no mercado, oferecemos soluções de alta tecnologia voltadas às necessidades atuais do mercado, como a proteção contra ataques ransomware.

Entre em contato com os especialistas da EsyWorld para conhecer mais sobre as tendências em cibersegurança e nossas soluções em uma era em que muitas interações passaram a ser remotas e suscetíveis a golpes virtuais. Fale com a Esy!

Comentário sobre essa notícia