30/03/2022
De acordo com dados apresentados no relatório Atividade Criminosa Online no Brasil, da Axur, empresa de monitoramento, reação e remoção de riscos e ameaças digitais na internet, no ano passado o prejuízo com crimes virtuais chegou aos 6 trilhões de dólares no mundo; o número é o equivalente a quatro vezes o PIB (Produto Interno Bruto) do Brasil em 2020. Tinder e cibersegurança foi - e ainda é um tema com diversas abordagens nesse ano.
Para retratar um dos casos de golpes na internet mais recentes, considerado uma febre desde o início deste ano, o documentário “O Golpista do Tinder” retrata a história real do golpista israelense Simon Leviev, que se passava por um magnata no ramo de diamantes, seduzindo mulheres de diversos lugares com perfis falsos, por meio de aplicativos de relacionamento.
Após construir um forte vínculo com as mulheres com as quais ele se relacionava, o próximo passo era enganar as vítimas pedindo milhares de dólares emprestados. Ele dizia que estava sob graves ameaças e que sua conta bancária estava bloqueada e prometia, inclusive, fazer o pagamento o mais breve possível, o que nunca acontecia.
Segundo estimativas da produção, o valor total dos golpes gira em torno dos 10 milhões de dólares - além do trauma psicológico gerado nessas mulheres.
De acordo com um estudo realizado pela Kaspersky, sete em cada 10 brasileiros que utilizam aplicativos de relacionamento ficam inseguros pela possibilidade de serem enganados. “O principal temor relacionado aos apps de namoro no país é justamente a existência de muitos perfis falsos (62%).”
Confira abaixo os principais resultados do relatório:
As novas tecnologias trouxeram e proporcionam cada dia mais praticidade, seja no trabalho, estudo ou, mesmo, para momentos de descontração. Entretanto, compartilhar informações pessoais em aplicativos de namoro e mídias sociais pode levar a problemas no futuro, quando o procedimento não é feito com segurança.
Isso acontece porque as pessoas deixam muitos rastros de informações de identificação online. Esses dados podem ser coletados por fraudadores para diversas finalidades negativas, como phishing e doxing.
Portanto, mantenha suas informações pessoais protegidas e evite problemas, seguindo as dicas abaixo:
Cuidado ao compartilhar fotos: quando uma foto é compartilhada, ela passa a viver no ciberespaço, ou seja, muitas pessoas podem ter acesso. Pensando nisso, escolha fotos que não revelam informações desnecessárias, como endereço residencial, local de trabalho, imagens comprometedoras, ou seja, você é o responsável pela divulgação das suas informações pessoais.
Não vincule suas redes sociais ou e-mails aos aplicativos: geralmente, quando é feito um novo cadastro em algum aplicativo, logo no início é indicado que use login e senha das redes sociais ou e-mail para finalizar o cadastro. Não use! O ideal é criar um novo cadastro.
Proteja seu número de telefone: use as ferramentas de troca de mensagens até que realmente possa ter confiança em quem está do outro lado da tela.
Não compartilhe fotos que mostrem sua realidade: cuidado ao expor suas fotos para pessoas as quais você ainda não conhece. Faça uma seleção de fotos que não mostrem a sua realidade em detalhes e evite especulações.
Fique atento(a) aos sinais: desconfiar quando estiver online pode ajudar a mantê-lo(a) seguro(a). Fique atento(a). Reserve um tempo para saber mais sobre as pessoas com as quais você está conversando e, se algo parecer estranho, saia da conversa imediatamente.
Os famosos links: não saia abrindo os links compartilhados com você, pois podem levar a sites falsos ou a fazer download automático de malware no seu dispositivo.
Cuide de sua identidade: não divulgue seu nome completo para que não haja possibilidade de roubo de dados. Além disso, não se apresse em compartilhar suas informações pessoais. Só conte detalhes da sua história após um longo tempo de conversa e confiança garantida.
A EsyWorld pode ajudar você
A EsyWorld é pioneira na distribuição de soluções de segurança e gerenciamento de risco em tecnologia da informação. Dispomos de uma equipe altamente especializada para garantir a segurança dos dados de nossos clientes.
Com mais de 20 anos no mercado, oferecemos soluções de alta tecnologia voltadas às necessidades atuais do mercado, como a proteção contra ataques ransomware.
Entre em contato com os especialistas da EsyWorld para conhecer mais sobre as tendências em cibersegurança e nossas soluções em uma era em que muitas interações passaram a ser remotas e suscetíveis a golpes virtuais. Fale com a Esy!