18/02/2022
Vender mais e estar onde o cliente está tem sido, cada dia mais, um grande desafio. Identificar em qual canal devemos dedicar tempo e focar a produção de conteúdo parte de algumas premissas fundamentais, como veremos a seguir.
Se por um lado a pandemia nos deixou mais em casa/home office, por outro lado ela nos manteve mais online, seja como indivíduos ou como profissionais em nossas atividades diárias.
O que vimos nos últimos 18 meses (pelo menos) foi uma aceleração na conversa, tanto quanto ao tempo/expectativa de respostas, quanto aos canais disponíveis para estabelecer essas conversas.
Toda vez que vamos montar um plano de comunicação devemos definir qual é o objetivo principal do plano e os canais primordiais. Definindo o objetivo - sabemos que o objetivo principal é vender, precisamos construir a estratégia e definir o que fazemos para gerar o interesse na venda.
A primeira questão que precisamos levar em consideração no planejamento, além de identificar nossos potenciais clientes (e o perfil dessas personas), é saber onde elas estão colhendo informações ou mesmo dedicando sua atenção, nos canais online.
Uma confusão que muita gente faz nesse sentido é achar que as pessoas se fecham em caixinhas e que, se o produto que procuram é para uso profissional, será buscado em redes menos pessoais, como Linkedin. Mas isso não é necessariamente verdade.
As pessoas não desligam seus interesses profissionais porque estão no Instagram, por exemplo. E nem deveriam, já que hoje o Instagram pode ser uma grande fonte de início para aprendizados diversos.
Então, pensando em todo o volume de conversas, tempo em que passamos conectados e necessidades geradas por conta de contextos específicos (como a pandemia, citada no início), precisamos definir os canais de comunicação que vão contemplar todas as buscas dos potenciais clientes.
Tendo em vista a jornada de compra que parte sempre do nível da descoberta - topo do funil, a sugestão inicial é apostar no básico que sempre funciona: um bom site - com conteúdo explicativo, detalhado e indexável pelos buscadores, presença nas redes sociais nas quais seus potenciais clientes passam mais tempo - é possível identificar isso a partir de estudos como o WE ARE SOCIAL, e campanhas de anúncios rodando constantemente para começar a entender o comportamento dessas personas.
Seguindo por esses caminhos você conseguirá consolidar uma boa estratégia de marketing para o topo do funil de vendas e começará a encaminhar seus leads para os próximos estágios, até chegar na venda.
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