Notícias

18/02/2022

Onde preciso estar para vender mais?

 

Onde preciso estar para vender mais?

Vender mais e estar onde o cliente está tem sido, cada dia mais, um grande desafio. Identificar em qual canal devemos dedicar tempo e focar a produção de conteúdo parte de algumas premissas fundamentais, como veremos a seguir.

Se por um lado a pandemia nos deixou mais em casa/home office, por outro lado ela nos manteve mais online, seja como indivíduos ou como profissionais em nossas atividades diárias.

O que vimos nos últimos 18 meses (pelo menos) foi uma aceleração na conversa, tanto quanto ao tempo/expectativa de respostas, quanto aos canais disponíveis para estabelecer essas conversas.

 

Planejamento e objetivos

Toda vez que vamos montar um plano de comunicação devemos definir qual é o objetivo principal do plano e os canais primordiais. Definindo o objetivo - sabemos que o objetivo principal é vender, precisamos construir a estratégia e definir o que fazemos para gerar o interesse na venda.

A primeira questão que precisamos levar em consideração no planejamento, além de identificar nossos potenciais clientes (e o perfil dessas personas), é saber onde elas estão colhendo informações ou mesmo dedicando sua atenção, nos canais online.

Uma confusão que muita gente faz nesse sentido é achar que as pessoas se fecham em caixinhas e que, se o produto que procuram é para uso profissional, será buscado em redes menos pessoais, como Linkedin. Mas isso não é necessariamente verdade.

As pessoas não desligam seus interesses profissionais porque estão no Instagram, por exemplo. E nem deveriam, já que hoje o Instagram pode ser uma grande fonte de início para aprendizados diversos.

Então, pensando em todo o volume de conversas, tempo em que passamos conectados e necessidades geradas por conta de contextos específicos (como a pandemia, citada no início), precisamos definir os canais de comunicação que vão contemplar todas as buscas dos potenciais clientes.

 

Jornada de compra

Tendo em vista a jornada de compra que parte sempre do nível da descoberta - topo do funil, a sugestão inicial é apostar no básico que sempre funciona: um bom site - com conteúdo explicativo, detalhado e indexável pelos buscadores, presença nas redes sociais nas quais seus potenciais clientes passam mais tempo - é possível identificar isso a partir de estudos como o WE ARE SOCIAL, e campanhas de anúncios rodando constantemente para começar a entender o comportamento dessas personas.

Seguindo por esses caminhos você conseguirá consolidar uma boa estratégia de marketing para o topo do funil de vendas e começará a encaminhar seus leads para os próximos estágios, até chegar na venda.

 

Quer saber mais sobre o assunto? Inscreva-se no nosso Webinar Como Decolar com o Marketing Digital que acontecerá dia 09 de março, às 15h!

Comentário sobre essa notícia