03/07/2020
Amigo leitor, não é mesmo uma tarefa fácil levar os pensamentos adiante e dar um passo tão importante em direção a um mercado que ainda é desconhecido até para as empresas e profissionais que aqui estão, como digo, “desde quando era tudo mato”, no varejo eletrônico. Vamos refletir sobre algumas curiosidades históricas que são capazes de representar a velocidade das mudanças, depois de tudo o que pudemos ver juntos, esta visão vai ajudar na compreensão do ritmo alucinante que as mudanças têm e terão daqui em diante.
O projeto genoma humano que sequenciou o DNA, teve início nos anos 1990 com o envolvimento de 5 mil cientistas divididos em 250 laboratórios no mundo, levou 13 anos para ser concluído. Por outro lado, o sequenciamento do Covid-19 levou aqui no Brasil apenas 48 horas com a ajuda, em tempo real, de cientistas de duas universidades do Reino Unido, impressionante não é mesmo?
Durante todos esses dias aqui, me dediquei a escrever o melhor conteúdo e posso dizer que no processo aprendi coisas novas, mesmo com tanto tempo no mercado de varejo Físico e Digital a cada dia aprendo coisas novas! E, a maior dica de todas é, dedique-se e desconstrua-se a cada dia para ter a capacidade e motivação necessária para estar sempre aprendendo, já é um novo tempo onde a certeza está baseada em não ter certeza de absolutamente nada - até que os dados demonstrem ou comprovem os pontos de vista.
:Tenho uma frase que tem ajudado a tomar decisões melhores e quero dividir com vocês: “Se não pode ser medido, não compensa ser feito”. Isso quer dizer que se você não for capaz de mensurar e analisar os resultados de cada uma das tarefas realizadas, você e sua empresa não serão melhores do que eram antes de realizá-la. Portanto, quando pensar em realizar algo sempre pense em como validar o trabalho e se você nunca realizou antes pense em coletar a maior quantidade de dados possível para ter uma base de comparação nas próximas versões desta atividade.
Agora que falei sobre a velocidade das transformações e importância da coleta e armazenamento de informações para seu negócio, vou recapitular abaixo os temas abordados nos últimos dias e dar dicas de ferramentas ou processos sobre elas.
Para conhecer bem o seu produto, procure em fontes seguras e sempre atualizadas. Não importa se é um produto digital ou físico. O melhor local sempre será o site do fabricante, a maioria deles, senão a totalidade, sabem da importância de manter seu usuário e revendedores sempre informados e disponibilizam informações em tempo real inclusive de versões ou adaptações. Procure a EsyWorld sobre os produtos Kaspersky, sempre teremos informações em português e nosso time recebe treinamentos periódicos sobre os produtos, com certeza vamos te ajudar.
Durante muito tempo a indústria e comércio acreditaram que o seu foco deveria ser o produto, ou seja, acreditavam que se tivessem o melhor produto e o comparassem frequentemente com a concorrência eles seriam líderes, porém, esta mentalidade mudou e com certeza você já percebeu que independente do seu nicho ou mercado se você não focar em resolver a vida de seu cliente ou informar que é capaz de tal ação, ele vai comprar do concorrente. O cliente online não tem rosto e nem humor, você não sabe em que momento do dia ele entrou em seu site e nem qual era o humor ou sentimento que ele tinha, porém você consegue uma serie de informações que podem ajudar. Algumas simplesmente perguntando com uma pesquisa ou pop-up, outras com ferramentas de tracking em seu site. Por hora e, para uma fase inicial, envie pesquisas mensais com temas relacionados a seu negócio, isso te dará alguns inputs básicos para iniciar seus estudos.
Conhecer o mercado há muito tempo deixou de ser apenas saber quem são seus concorrentes, é como falei sobre nicho de mercado, expliquei a importância de entender que seu mercado não é o produto e sim o ambiente e usei o exemplo da broca e o furo, lembra? Pois bem, quando falamos de Kaspersky é preciso entender que o mercado é segurança digital e fazer pesquisas sobre este tema te dará uma visão mais clara sobre quem e o que compete com sua audiência na web. Assim você consegue trabalhar seu site e sua comunicação para ser mais relevante aos clientes.
Conhecer o seu modelo de atribuição é uma forma mais especifica de conhecer o mercado. Para saber o modelo de atribuição você deve focar no público que tem chegado ao seu site, independente de ter ou não comprado algo, o objetivo aqui é entender porque não compraram.
Uma dica importante se você trabalha com modelo de afiliados é que entenda a loja como a ponta de seu funil, onde o cliente deva chegar apenas para colocar o produto no carrinho e realizar o pagamento, assim sendo, gere conteúdos relevantes dentro de seu próprio site, gere cupons através de cadastro, distribua conteúdos para download e crie assim vínculo de sua marca com os consumidores e não de seus produtos.
Agradeço imensamente o comprometimento durante este período e desejo sorte, sucesso e deixo os meus canais de contato abertos para qualquer dúvida ou sugestão de próximos temas que contribuam com o avanço de vocês.
Deivid Teixeira Be SAFE, Stay HOME be EsyHome
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