20/02/2019
Em plena era digital, é nítido como uma empresa pode se tornar vulnerável, caso não proteja sua rede de informações. São muitos os prejuízos quando a organização não adota uma política de segurança de dados e eles ultrapassam a ordem financeira.
O ativo mais valioso de uma empresa realmente é a informação que ela detém. Pensar, tratar e monitorar dados corporativos é também gerar competitividade em seu mercado.
No Brasil, a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD), que entra em vigor em fevereiro de 2020, vai ao encontro desse intento. Com a normatização, os dados que as empresas detêm dos clientes terão maneiras específicas de serem coletados e tratados, podendo sofrer punições entre transgressores.
E como o mundo das inovações tecnológicas acelera diariamente, os cibercrimes acompanham cada novidade. O mesmo cuidado voltado para otimizar processos e investir em tecnologia dentro da sua empresa precisa ser dado à segurança de dados.
No Brasil, mais de 1,1 mil computadores foram infectados em 2018, parte deles são máquinas de pequenas e médias empresas. Portanto, é interessante estar atento a possíveis fatores de riscos que podem afetar a segurança dos dados.
Trazemos algumas situações que podem colocar sua empresa nessas situações. São elas:
O vírus, no mundo digital, é o mais conhecido mal cibernético. Apresentados de várias formas, o vírus é um código malicioso, desenvolvido para que o usuário abra e assim prolifere o dano em toda sua rede ou equipamento. Tal como um vírus biológico, o programa infecta o sistema, faz cópias dele e tenta se espalhar para outros computadores e dispositivos.
Crackers utilizam de diversas ferramentas para invadir ilegalmente o sistema, quebrando códigos de segurança, capturando informações pessoais e empresariais. Além disso, muitas vezes, eles usam os spywares (código espião ou programa espião) para entrar em máquinas e redes.
Se até os patinetes sofrem com ataque de hackers pela vulnerabilidade de segurança (pesquisadores do zLab descobriram que hackers podem acessar o sistema dos patinetes elétricos remotamente, por celular), fica difícil imaginar onde não podem chegar, não é mesmo?
Estudos revelam ainda que o Brasil ocupa o topo de uma nova análise de segurança publicada. Nele, constata-se que ameaças virtuais por e-mail são tantas que estamos no segundo lugar do ranking em quantidade de golpes nesse setor. Os Estados Unidos lideram a pesquisa, com mais de 1 bilhão de ameaças bloqueadas.
De fato, é indiscutível: não há como postergar esse tipo de proteção de dados. Os firewalls e softwares de segurança, incluindo de monitoramento, são parte da vida produtiva de uma empresa.
A identificação preventiva é uma medida inteligente para quem preza pela saúde de sua rede. É como um organismo no qual se precaver de possíveis falhas - ou mesmo identificá-las antes de se tornarem graves - se torna uma questão de inteligência estratégica.
E essa possibilidade só se dá se houver monitoramento contínuo. Investir nesse recurso permite evitar impactos negativos em quaisquer simples falhas ao longo dos processos.
Aliado ao monitoramento, a manutenção preventiva tem como objetivo principal reduzir ou impedir falhas no desempenho de equipamentos.
Não tomar essas medidas é estar à mercê da sorte: o equipamento pode falhar a qualquer momento e levar consigo seus dados (e de seus clientes). E, em um cenário mais estarrecedor, perdê-los definitivamente. Ter essa ferramenta é preocupar-se com a confiabilidade do seu negócio.
Todo backup é uma cópia de segurança que precisa garantir disponibilidade e integridade das informações. Portanto, não se preocupar com um backup eficaz é pôr em risco toda a história da sua empresa, assim como integridade de sua reputação, entre outros problemas. Um backup de qualidade é uma proteção cibernética que oferecerá estabilidade quanto à origem e o destino desses dados.
O conhecimento traz a possibilidade de prevenção. Investir em proteção das informações, no contexto atual, é uma questão de sobrevivência corporativa. Por este motivo, a importância de ter um software que automatize todo processo é a saída mais assertiva.
Com seu portfólio voltado para a área de soluções de segurança e gerenciamento, a EsyWorld oferece proteção de sistemas críticos e aumento de produtividade para empresas. Consulte nosso site e garanta praticidade e continuidade de seus negócios.