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20/03/2017

Serviços em nuvem para PMEs: um passo importante (e decisivo) para a transformação digital

No contato diário com clientes e revendedores, percebo que falta mais clareza no que se refere aos benefícios dos serviços em nuvem para pequenas e médias empresas. A adoção dessa modalidade de serviço pode representar um expressivo ganho de competitividade, bem como um importante conjunto de ações para aderir à transformação digital.

 A primeira e mais evidente etapa é a oportunidade de reduzir custos operacionais, refletida no fato de sua contratação dispensar a necessidade de adquirir servidores físicos, que geram gastos com energia, manutenção e tempo de pessoal. Sem contar a economia sobre o espaço que essas máquinas geralmente ocupam, que pode representar um alívio significativo em pequenas empresas. Vale também destacar a elasticidade (ou escalabilidade) dos servidores virtuais, capazes de aumentar e diminuir a capacidade de armazenamento de acordo com a demanda do cliente.

Outro fator que pende a balança para os serviços em nuvem tem relação com a segurança dos dados armazenados. A infraestrutura de cibersegurança das companhias que oferecem esse tipo de produto vai muito além dos possíveis modelos que as PMEs têm acesso para implantar internamente. O que não corresponde somente às questões financeiras, mas também à demanda de tempo para montar uma equipe de TI capacitada para executar as estratégias de prevenção sobre as ameaças de rede.

No que diz respeito ao uso do serviço, além do armazenamento de dados e backups, o ambiente em nuvem também proporciona uma oportunidade de melhor desempenho e a disponibilidade de acesso de ferramentas operacionais, como sistemas de ERP e e-mails.

Com todos esses benefícios, fica evidente o ganho competitivo que pequenas e médias empresas podem garantir ao considerar os serviços em nuvem. E, tendo em vista um mercado que cada vez mais exige das empresas uma transformação digital, ouso dizer que a hora é agora. É melhor sair na dianteira do que correr atrás do prejuízo, concorda?

Tiago Capoano,

Systems Engineer da EsyWorld. 

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