30/09/2014
Passando cada vez mais tempo na internet, em média são 3h39 diárias, é natural que a preocupação do brasileiro sobre a privacidade online aumente também. Seja pelas redes sociais, por cadastros que realizados em lojas de e-commerce ou pelos videos que publicamos no mundo online, a cada dia estamos mais expostos na web, isso é fato. E para que a nossa privacidade seja mantida é necessário tomar alguns cuidados.
De acordo com Gustavo Mendes, engenheiro de sistemas EsyWorld, o ideal é que a pessoa tenha seus perfis em redes sociais fechados apenas para amigos. Blogs também deve receber esta atenção, já que normalmente configuramos para que a página fique pública e assim milhares de pessoas possam ter acesso ao conteúdo que publicamos na internet. Fotos e videos devem receber cuidado redobrado, uma vez que nos dias de hoje é fácil ter uma foto pessoal modificada por programas de edição e, assim, divulgada em sites não autorizados, por exemplo.
Outra dica importante é a forma como navegamos na internet. Certifique-se se a conexão é segura e cuide para sempre que possível navegar por meio de páginas anônimas, isso faz com que a sua navegação não seja rastreada. O que pode parecer bobeira, mas dessa forma, você impede que o mundo virtual tenha acesso ao conteúdo pelo qual você navegou. Libertando-se, inclusive, de anúncios digitais indesejados, por exemplo. Provedores de e-mail também devem ser escolhidos de acordo com a funcionalidade e com a privacidade que nos oferecem.
Por fim, nossos especialistas lembram sobre a importância de ter o seu computador, tablet ou celular sempre protegido com o melhor antivírus do mercado. Isso certamente ajudará a manter qualquer cyber-ataque longe de você. Além de oferecer maior privacidade em sua navegação.
Fique atento!